14.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioUso de sementes de qualidade permite menor custo de produção de hortaliças

Uso de sementes de qualidade permite menor custo de produção de hortaliças

Em live transmitida, no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, engenheira agrônoma e doutora em agronomia da Emater, Taís Ferreira, apresentou as particularidades das sementes no cultivo de hortaliças.

As principais qualidades em relação às sementes estão ligadas ao seu potencial físico, fisiológico e sanitário. De acordo com a especialista, uma semente íntegra, sem ação de insetos e danos causados pelo armazenamento, irá interferir no seu potencial fisiológico, isto é, na sua capacidade de germinação. 

“A qualidade sanitária é a integridade da semente em relação à infecção e contaminação por outros agentes patogênicos”, explica Taís Ferreira. Segundo ela, quando ocorre a contaminação da semente, é possível recuperar seu potencial de germinação por meio de tratamento. No caso das sementes infectadas, é necessário o uso da termoterapia para a recuperação de sua integridade. 

A engenheira agrônoma destaca ainda que o trabalho na preservação da qualidade da semente garantirá maior uniformidade da hortaliça, melhor qualidade sanitária, menor custo de produção e perpetuação da espécie, eliminando etapas de tratamento e recuperação das sementes. 

Veja a explicação completa da engenheira agrônoma.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas