22.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioGoverno de Goiás participa da Agro Centro-Oeste Familiar 2024

Governo de Goiás participa da Agro Centro-Oeste Familiar 2024

Na programação oficial palestras, oficinas e cursos. O evento prevê a participação de gestores da Seapa em sete atividades.

O Governo de Goiás oferece até sexta-feira (10/05) oficinas e atendimento aos produtores goianos na Agro Centro-Oeste Familiar (Acof), no Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Várias pastas estaduais participam no estande do Estado: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Secretaria da Retomada, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato, destaca o papel essencial da agricultura familiar, que configura 63% dos estabelecimentos rurais goianos.

“Estes produtores são fundamentais para a nossa economia. Eles respondem por um terço do PIB agropecuário estadual e produzem mais de 70% dos itens que compõem a cesta básica. Ou seja, colocam alimento na mesa efetivamente, garantindo o abastecimento das cidades”, ressalta.

A programação oficial da Acof 2024 prevê a participação de gestores da Seapa em sete atividades. Na quarta-feira (8), a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato, participa de uma roda de conversa sobre o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa (Proesa), 14h às 15h30, no palco principal. No mesmo horário, o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável, João Asmar, faz apresentação sobre bioinsumos no painel de abertura “Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Produtiva”, no auditório da biblioteca.

Nesta quinta-feira (9), a gerente de Agricultura Familiar e Inclusão Produtiva, Cristhian Lorraine, ministrou oficina sobre a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No período da tarde, das 16h às 18h, a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato, compõe a mesa-redonda sobre compras públicas e mercados institucionais.

Na sexta (10), a partir das 10h30, o gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias, André Lousa, ministra a palestra “Você, trabalhador (a) rural, quer comprar uma propriedade rural? Através do Programa Nacional de Crédito Fundiário, é possível”, seguido pelo gerente de Gestão Patrimonial e Regularização Fundiária, Emanuel Pinheiro, que irá apresentar o tema “Saiba quais são os documentos obrigatórios para seu imóvel rural”.

Além das participações na programação de palestras, rodas de conversa e oficinas, as equipes da Seapa estarão a postos para tirar dúvidas e orientar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Crédito Social, programas operacionalizados pela pasta. Além disso, a feira contará com uma unidade demonstrativa de Fábrica Móvel de Farinha e Goma, com orientações quanto ao funcionamento e operação do maquinário.

No decorrer do evento, a Seapa também irá realizar a aplicação do questionário referente à pesquisa a respeito do desenvolvimento e utilização de bioinsumos agrícolas em Goiás, conduzida pela Secretaria em colaboração com a Embrapa Arroz e Feijão.

Emater

A Emater irá oferecer palestras e diversas oficinas ao longo da programação do evento. Serão três atividades na quinta-feira (9), e sete na sexta-feira (10). As apresentações terão como temas crédito rural e agricultura familiar, o potencial da mandioca, sucessão familiar, fruticultura, indicação geográfica do queijo Cabacinha do Araguaia, rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e indicação geográfica na região Centro-Oeste.

Além disso, serão ministradas oficinas sobre jardinagem e prática de mini-jardins, conserva de vegetais, panificação e produção de doces artesanais. A Agência é responsável ainda pela feira de produtos da agricultura familiar, que contará com 20 produtores rurais comercializando doces, queijos, artesanato, cachaça, paçoca, polpas de frutas, mel, entre outros.

Agrodefesa

A Agrodefesa irá promover atividades tanto na área animal, oferecendo os serviços de declaração de rebanho, vacinação contra raiva e cadastro de criação de aves de subsistência, quanto na área vegetal, prestando informações especialmente sobre agrotóxicos e vazio sanitário da soja. A gerente de Educação Sanitária, Telma Cristina, irá participar da roda de conversa sobre o Proesa, na quarta-feira às 14h. A Agência também será responsável pela palestra sobre a Influenza Aviária relacionada ao pequeno produtor, ministrada na sexta-feira, das 8h30 às 10h30.

Retomada

Durante a Acof 2024, os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) irão ofertar quatro cursos, com duração de 40h cada um: Agricultura Básica e Nutrição de Plantas, no período noturno, e Adubação Orgânica e Manejo de Plantas Daninhas, no vespertino. O Cotec Caiapônia irá realizar palestra e consultorias individualizadas, enquanto o Cotec Santa Helena ficará responsável por três oficinas, ensinando sobre nutrição de plantas, adubação orgânica e cultivo sustentável de brotos germinados e flores comestíveis.

As inscrições nos cursos ofertados pelos Cotecs serão realizadas no stand do Governo de Goiás pela Secretaria de Estado da Retomada, que também será responsável pela intermediação de vagas de emprego pelo Mais Empregos, no mesmo espaço.

Saiba mais

A 21ª edição da feira, que é uma das principais do gênero no estado, tem como tema “Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva”. A programação contará com palestras, cursos, seminário científico, dia de campo, feira de produtos da agricultura familiar e agricultura orgânica, além de shows, programação cultural e praça de alimentação, e todas as atividades são livres e gratuitas.

O público-alvo é formado por estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e outros interessados. A programação completa está disponível no site: https://agrocentrooeste.unifimes.edu.br/

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas