A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera e as instabilidades presentes no Centro-Oeste do Brasil, favorecem o aumento de nuvens carregadas na Região.
Corredor de umidade, frente fria e altos níveis atmosféricos reforçam os temporais
Nesta quarta-feira (04), uma frente fria avança pelo Paraná e São Paulo e canaliza a umidade, aumentam a incidência da chuva no estado de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso. São esperados volumes extremos de precipitação. Nas demais áreas, ainda são previstas pancadas de chuva durante o dia, com até forte intensidade.
Entre a quinta-feira (05) e a sexta-feira (06), praticamente todo o Mato Grosso e Goiás, incluindo o Distrito Federal, ainda tem previsão de muita chuva, podendo acontecer a qualquer momento. Estes estados ficam em ALERTA para temporais, com possibilidade de fortes rajadas de ventos e ocorrência de descargas elétricas.
Durante o final de semana (dias 07 e 08), as instabilidades diminuem em algumas áreas a sudoeste do Mato Grosso, mas ainda há previsão de chuva forte no restante do estado e também em Goiás no decorrer do dia.
Na segunda-feira (09), pancadas de chuva são esperadas no sudoeste do Mato Grosso a partir da tarde. No restante do estado e também em Goiás, a tendência é de que o sol apareça entre muitas nuvens oscilando com períodos de chuva. Os maiores acumulados estão previstos para os limites estaduais de Goiás com Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Fonte: Climatempo