17.8 C
Goiânia
InícioNotíciasClimaTemporais e frente fria no fim de semana

Temporais e frente fria no fim de semana

A Climatempo avisa: vai chover no Brasil — tanto no sábado (25) quanto no domingo (26)

O sábado (25) e o domingo (26) serão chuvosos no Brasil. De acordo com a previsão do tempo para o fim de semana divulgada pela Climatempo, os dois dias irão registrar temporais pelas regiões do país. Além disso, uma frente fria também irá se deslocar.

Segundo a meteorologia, temporais devem ser registrados em pontos espalhados pelas cinco regiões geográficas brasileiras. O sul, o oeste e o centro paulista estão, por exemplo, na rota das tempestades para os próximos dias. No Nordeste, essa condição climática é prevista para três estados: Amapá, Amazonas e Pará.

Previsão do tempo para o fim de semana

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. Válidas somente para sábado (25) e domingo (26), as informações são da Climatempo, que avisa: vai ter temporais e deslocamento de frente fria.

SUL

  • Sábado

O cavado continua influenciando o Rio Grande do Sul, o Paraná e Santa Catarina. As pancadas de chuva podem ocorrer em vários períodos do dia no oeste e no sul gaúcho. Nas demais áreas da região, a chuva está prevista entre a tarde e a noite. Por causa das áreas de instabilidade provocadas pelo cavado, Paraná e Santa Catarina ficam sujeitos a pancadas de chuva, que podem ser fortes.

  • Domingo

A chuva é destaque no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Isso devido ao deslocamento de uma frente fria e a circulação dos ventos. Para o dia, previsão é de volumes expressivos, além de rajadas de forte intensidade e temporais.

SUDESTE

  • Sábado

O Espírito Santo deve receber pouca ou nenhuma chuva. Por outro lado, o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais são as áreas que devem ter mais chuva, com risco para temporais isolados.

  • Domingo

O aumento do calor e dos  ventos úmidos vindos do interior do continente potencializam as chuvas e os temporais no sul, oeste e centro paulista, com chances de trovoadas e temporais, além de volumes elevados. Chuvas rápidas e aumento do calor no sul do Rio de Janeiro e no sul mineiro. Tempo Firme no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte do oeste e norte de Minas Gerais.

LEIA TAMBÉM:

Seapa e parceiros implementam Projeto de Fruticultura Irrigada no nordeste de Goiás

CENTRO-OESTE

  • Sábado

As pancadas podem cair fortes pontualmente sobre as quatro unidades federativas da região: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

  • Domingo

Aumento da chuva no sul de Mato Grosso do Sul devido à presença da baixa do Chaco e da circulação de ventos em média atmosfera. Chove forte com temporais de tarde e noite no estado sul-mato-grossense. Segundo a previsão do tempo para o fim de semana, também vai chover, mas de maneira mais isolada, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, onde o destaque será o aumento do calor.

NORDESTE

  • Sábado

Risco de chuva forte no norte do Maranhão, no oeste do Piauí, no sul do Ceará e no leste do Rio Grande do Norte. De acordo com a previsão do tempo para o fim de semana, isso ocorrerá por influência da zona de convergência do atlântico sul (ZCIT).

  • Domingo

A chuva ganha mais força sobre o Ceará, com alto potencial de temporais e transtornos. Os volumes previstos também são elevados. A frequência de ventos úmidos vindos do oceano permite chuvas passageiras no leste nordestino.

NORTE

  • Sábado

A maior parte da região continua sujeita a pancadas de chuva, com maior potencial para temporais isolados em áreas do Amazonas, do Pará e do Amapá.

  • Domingo

Diminuição da chuva, pois a ZCIT se desloca mais próximo ao Ceará (no Nordeste), onde a precipitação aumenta. A chuva vem com temporais isolados e passageiros nos estados nortistas, mas com baixos volumes. Grandes aberturas de sol e calor.

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas