Há previsão de chuva acumulada até o dia 7 de novembro de 2022. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados são previstos em áreas da Região Norte, oeste da Bahia, extremo norte de Goiás, norte de Minas Gerais e sul do Paraná.
No Centro-Oeste há previsão de chuva em parte da região, com acumulados que poderão ultrapassar os 40 mm em áreas pontuais no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, principalmente no início da semana, causados por áreas de instabilidades associados ao calor e umidade. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva inferiores a 10 mm.
A previsão de chuva entre os dias 08 e 16 de novembro de 2022, é de volumes de chuva significativos em áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
Em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste a previsão indica chuvas mais expressivas que poderão superar os 80 mm no norte de Minas Gerais, nordeste de Goiás e Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas com acumulados abaixo de 70 mm.
Frio
O mês de novembro começou com frio intenso e atípico para esta época do ano em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca de temperaturas ocorre devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.
A massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País. Áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Acre, Rondônia e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas.
A intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim desta semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul. O Inmet já divulgou aviso de onda frio para as áreas do Centro-Sul do País com validade até próxima sexta-feira (4).