29.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioTecnoshow Comigo celebra 20 anos e acontece de 27 a 31 de...

Tecnoshow Comigo celebra 20 anos e acontece de 27 a 31 de março, em Rio Verde-GO

A feira agropecuária abre oportunidades de negócios e conhecimento, além de difusão de tecnologias

Os investimentos em ciência, tecnologia, conhecimento e inovação têm contribuído para que o Brasil alcance recordes na produção agropecuária, que gera desenvolvimento para o país, emprego e renda. A previsão para a safra 2022/2023, é colher 310,9 milhões de toneladas de grãos, 14,5% a mais que no ciclo anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O campo demanda cada vez mais por inovações para produzir maior quantidade em menos espaço e isso abre portas para eventos agropecuárias como a Tecnoshow Comigo, de Rio Verde, município no sudoeste de Goiás, que é uma das maiores vitrines de tecnologia rural do País.

São 20 anos de realização da maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste e uma das três principais do Brasil. Para a edição de 2023, é esperado sucesso em negócios, troca de experiências e difusão de pesquisa e inovações, que acontecerá no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde, de 27 a 31 de março.

A expectativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), organizadora do evento, é que mais de 130 mil pessoas visitem a feira em busca de informação, tecnologia, e negócios voltados para o campo e que impactam as cidades.

A evolução de negócios nos cinco dias de Tecnoshow, ao longo desses 20 anos, é um retrato da importância do evento para o agronegócio brasileiro, só na edição passada, o volume ultrapassou R$ 10,6 bilhões.

Além de possibilitar investimentos na aquisição de máquinas, implementos, insumos e ferramentas de alta tecnologia, a feira é a oportunidade para que o público possa ampliar conhecimento, por meio de palestras (são mais de 100 programadas), ações sustentáveis, exposição e dinâmicas de pecuária.

E também, acessar novidades que empresas e instituições vão apresentar na edição deste ano, desde plots com experimentos agrícolas e demonstrações de pesquisas, até lançamentos de novas variedades para diversas culturas, por exemplo. Para isso, em uma área de 65 hectares, estarão 650 expositores de todo o País, disponibilizando soluções que auxiliem desde o pequeno produtor até grandes produtores e empresas.

O presidente da COMIGO, Antonio Chavaglia, comemora a realização da edição especial da Tecnoshow Comigo, que celebra 20 anos, em 2023, destacando que a feira teve e tem grande relevância na história do desenvolvimento do agro brasileiro. “Ao trazer o que há de mais moderno para a produção rural, os principais assuntos que permeiam o setor e disponibilizar isso ao alcance do produtor, a Tecnoshow cumpre papel de protagonista no fortalecimento do segmento, que é a mola propulsora da economia do País”, salienta.

“Em todos estes anos, tivemos um crescimento exponencial na participação de público, expositores e nos números de comercialização durante a feira. São investimentos dos nossos produtores que proporcionam os incrementos fantásticos em produção e produtividade no campo”, destaca o presidente da Cooperativa.

Evolução

Do lançamento da feira, em 2002, até a última edição, em 2022, a Tecnoshow Comigo tem acompanhado a evolução da agropecuária brasileira e contribuído para o crescimento do setor. No primeiro ano, foram cerca de 50 expositores e público de 4 mil pessoas, em três dias de evento. Em duas décadas, esses números aumentaram para 620 expositores e 128 mil pessoas, em 2022.

Comparando com a safra de grãos, por exemplo, nota-se um salto nesse período de uma produção nacional que passou de 119,1 milhões de toneladas, no ciclo 2003/2004, para 310,9 milhões de toneladas na previsão deste ciclo 2022/2023. Na pecuária, o rebanho bovino brasileiro saiu de 195,5 milhões de cabeças, em 2003, para 224,6 milhões em 2021, de acordo com dados mais recentes do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística].

“É inegável a contribuição da feira, a partir dos investimentos em produtos, tecnologias e novos conhecimentos para o alcance desses números. Só temos a agradecer a confiança que expositores, produtores e visitantes têm na COMIGO e em nosso evento. Temos buscado sempre proporcionar uma feira que atenda às demandas de diferentes públicos. Hoje, podemos afirmar que a Tecnoshow Comigo é referência nacional”, completa Chavaglia.

A Tecnoshow Comigo

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde Goiás, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow.

São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas