No dia a dia nas fazendas, já está comprovado que a produtividade na pecuária é impactada diretamente quando ocorrem situações de estresse para o animal, com reflexos como a redução na produção de carne e leite. Avaliar as práticas de manejo é uma atitude relevante para garantir qualidade de vida ao animal e ainda evitar prejuízos. Todos esses cuidados necessários serão temas de palestra, que será realizada no dia 29 de março, na Tecnoshow Comigo 2023. A pecuarista Carmen Perez, referência no assunto, foi convidada para conduzir a palestra “Bem-estar animal na pecuária”, prevista para as 14 horas, no auditório 1, do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).
Carmen transformou as práticas baseadas em ciência do bem-estar animal em sua fazenda, localizada na região de Barra do Garças (MT), e tem compartilhado as experiências com outros pecuaristas. Um dos exemplos de sua jornada na pecuária é a sua atuação para reduzir e extinguir a marcação de fogo nos animais – ela critica a prática realizada na face do animal, por ser um local sensível, devido à riqueza em terminações nervosas.
Outros manejos que ela desenvolve é a desmama lado a lado e a massagem (ou imprinting) ao nascimento. “São práticas que, com base na ciência, mostraram inclusive ganhos produtivos, que refletem no peso e em ganhos na reprodução. Ultimamente, também tenho me dedicado a estudar as questões de transporte dos animais, já que esta também é uma etapa desafiadora sob a ótica do bem-estar animal”, ressalta Carmen.
A partir de sua história, a pecuarista também já protagonizou o filme e, posteriormente, a série “Quando Ouvi a Voz da Terra”, que aborda questionamentos sobre a produção. A pecuarista é uma liderança feminina no agro e foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, grupo que participa até hoje. Também editou o livro sobre o tema bem-estar animal e, há três anos, participa do evento do mesmo tema organizado pela Câmara Brasil e Alemanha. Atualmente tem uma coluna mensal nas mídias da revista Forbes.
LEIA TAMBÉM:
Aplicação de calcário dobra quantidade de cabeça por hectare
Sobre a Tecnoshow Comigo
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.