34.8 C
Goiânia
InícioDestaqueSolinftec é a primeira AgTech a lançar relatório de sustentabilidade seguindo metodologias...

Solinftec é a primeira AgTech a lançar relatório de sustentabilidade seguindo metodologias internacionais

Entre os destaques do documento, a companhia revela que suas soluções evitaram a emissão de cerca de 363 mil de toneladas de CO2 em 2021

A Solinftec é a primeira AgTech a lançar um relatório de sustentabilidade seguindo os padrões internacionais GRI – Global Reporting Initiative, SASB – Sustainability Accounting Standards Board, Bloomberg e MSCI – Morgan Stanley Capital International e consolidando o seu posicionamento de promover uma agricultura de baixo impacto. Com o relatório, a empresa assinala a eficácia de suas soluções digitais para um manejo sustentável, com foco em mais eficiência e produtividade.

“Além de uma ferramenta de transparência com os nossos stakeholders, o relatório de sustentabilidade é um instrumento importante, como uma bússola para nos nortear no alcance dos nossos objetivos futuros de crescimento”, afirmou Guilherme Guiné, CSO – líder da área de Sustentabilidade da Solinftec. “Escolhemos o modelo GRI, pois, além do seu reconhecimento internacional, por meio dele, a empresa consegue de forma prática tomar decisões mais claras e assertivas com relação aos impactos avaliando as oportunidades e também os riscos que envolvem a sua atuação”, acrescentou o CSO. “Ele nos permite ainda a comparação com outras empresas em diferentes setores e países”, concluiu.

Os oito temas materiais priorizados no relatório foram divididos em três pilares estratégicos alinhados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e avaliados de acordo com seu grau de maturidade na empresa e nível de esforço para implantação. “O trabalho deu origem a um “mapa” detalhado para cada um dos temas já com a definição de ações de curto e médio prazo, alinhamento com os ODS e o desenho de uma linha de base para o estabelecimento de metas e indicadores de performance”, explicou Flávia Simões, especialista em sustentabilidade da Solinftec.

Os oito temas primordiais são: Inovação; Ética e Integridade; Mudança Climática; Capital Humano; Redução de Custos; Uso de Agroquímicos; Satisfação do Cliente e Governança Corporativa. Esses oito temas foram divididos em três pilares: Impacto das operações, Impacto nos clientes e Contribuir para resolver os desafios da agricultura.

“Acreditamos na inovação e na tecnologia para criar um futuro sustentável. O relatório reforça o compromisso da empresa em resolver problemas estruturais no manejo agrícola. Isso faz parte de nossa missão e está na essência de tudo aquilo que fazemos”, destaca o CEO da Solinftec, Britaldo Hernandez. Ele pontua que no relatório de sustentabilidade todos poderão conhecer a forma como a empresa trabalha para superar barreiras, “buscando sempre o ponto de equilíbrio para atender ao maior desafio que nosso planeta está passando: produzir alimentos de forma eficiente e protegendo o planeta onde vivemos”.

A empresa tem como principal produto a oferta de um conjunto de serviços e soluções de inovação conectados por meio da ALICE AI, inteligência artificial que, analisa dados, sugere estratégias para os produtores promovendo o uso racional de agroquímicos, assegurando a saúde do solo e viabilizando uma agricultura de baixo impacto.

Por meio do relatório de sustentabilidade é possível constatar que a tecnologia Solinftec já agrega aos clientes a redução de: insumos agrícolas, custos, uso de combustíveis fósseis e da emissão de carbono. O documento destaca que apenas no ano de 2021 as soluções oferecidas pela companhia evitaram a emissão de cerca de 363 mil de toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, aponta que as tecnologias da agtech asseguram maior eficiência e resiliência ao desafio climático.

Para se ter uma ideia, apenas por meio da redução do uso de óleo diesel nas máquinas agrícolas, a Solinftec ajudou seus clientes a evitar emissões de mais de 1,365 toneladas de dióxido de carbono (CO2), entre os anos de 2012 a 2021. Essa redução é equivalente ao plantio de mais de 167 milhões de árvores ou ao uso de 3.890.573 carros elétricos.

Atualmente, a Solinftec está presente em 11 países e monitora mais de 11 milhões de hectares de lavouras de cana, soja, milho, algodão, sorgo, aveia, café, laranja e eucalipto, além de manter a produtividade no setor sucroalcooleiro (monitorando cerca de 90% da safra de cana-de-açúcar do Brasil), onde a AgTech iniciou sua trajetória.

Foi a partir dessa sua característica de atuação, considerando os riscos e oportunidades de suas operações diretas, além da priorização de temas, que a Solinftec definiu sua materialidade para o relatório. O relatório traz dados referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, e leva em consideração todas as operações da empresa no Brasil, Estados Unidos, Canadá, China e Colômbia.

Metrificação

Na avaliação da empresa, para que a inovação aconteça de forma efetiva e com maior produtividade e sustentabilidade, é preciso que toda a cadeia de produção da agricultura desenvolva uma visão a favor da eficiência, da proteção e da ampliação do capital natural, mudando drasticamente o impacto climático do campo. “Por meio das nossas soluções queremos colaborar nesse processo, reduzindo o impacto ambiental, alinhados ao nosso compromisso global de reduzir a nossa emissão de gases de efeito estufa”, ressalta o diretor de Sustentabilidade da Solinftec, Guilherme Guiné.

Hoje, a Solinftec é a única AgTech associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) para estudos com foco no desenvolvimento sustentável. Além disso, foi a primeira AgTech a captar recursos na forma de Certificado de Recebíveis do Agronegócio Verde (CRA-Green), em 2020 e 2021, totalizando R$ 137,2 milhões, que serão utilizados em ações que promovam a redução do impacto ambiental.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade Solinftec

Sobre a Solinftec

A Solinftec é uma empresa brasileira, líder global em Inteligência Artificial e SaaS (software como serviço) para o agronegócio. Fundada na cidade de Araçatuba (SP), em 2007, por engenheiros de automação cubanos, a AgTech conta com mais de 800 colaboradores globalmente, 330 somente na área de P&D, além de unidades nos Estados Unidos, Colômbia, Canadá e China. Entre as soluções tecnológicas disponibilizadas pela empresa estão a plataforma de inteligência artificial ALICE AI e o Solix Ag Robotics, o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio. https://www.solinftec.com/pt-br/impacto/

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas