30.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioSistema OCB/GO apoia Capacitação do FCO para cooperativas de crédito

Sistema OCB/GO apoia Capacitação do FCO para cooperativas de crédito

Será realizado um treinamento para capacitar representantes das coops sobre o uso do FCO Digital

Em visita à Casa do Cooperativismo, na quarta-feira (11), o gerente de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Petherson Santos Santana, definiu estratégias para a realização da Capacitação do FCO Digital de cooperativas do ramo crédito com representantes do Sistema OCB/GO.

O representante do governo estadual foi recebido pelo coordenador de Inovação, Victor Rios, e o coordenador de Mercado, Carlos Eduardo Matos, que vão agora mobilizar as cooperativas de crédito, principalmente as que operam o Crédito Rural, para participarem do treinamento.

O Sistema OCB/GO irá divulgar em breve a data do evento que contará com a participação de um instrutor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Segundo o coordenador de Mercado, Carlos Eduardo Matos, o “objetivo é aumentar a capilaridade do FCO e o market share do cooperativismo de crédito no estado, levando crédito aos cooperativistas goianos”.

Todo o processo de tramitação de cartas-consulta ao Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) passará a ser 100% digital. A Seapa vem participando do trabalho de implantação do Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO desde o ano passado, por meio da gerência de Inteligência de Mercado, com o apoio do Sistema OCB/GO.

Consulta

Em Goiás, as cartas-consulta ao FCO Rural são analisadas pela Seapa e aprovadas pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO), composto por Seapa, Secretaria da Retomada, Secretaria de Indústria e Comércio e outras entidades. De janeiro a setembro foram aprovados R$ 1,6 bilhão em financiamentos do FCO, só na modalidade Rural.

Sobre o Sistema OCB/GO

O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Atualmente, conta com 289 cooperativas registradas, de vários ramos: agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços e transporte.

No ramo crédito, Goiás possui 34 cooperativas. De acordo com dados do Anuário do Cooperativismo 2022, os ingressos totais do cooperativismo goiano foram de 3,4 bilhões. Ao todo, as cooperativas de crédito goianas possuem cerca de 319 mil associados.

O Sistema OCB/GO reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado:

  • OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos.
  • SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado.
Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas