Com um olho na lavoura e outro na tela, o uso do GPS traz benefícios para todas as etapas da produção rural, além de garantir maior sustentabilidade ambiental e eficiência técnica. O curso ensina como fazer um diagnóstico preciso de uma propriedade.
O participante aprende quais os tipos de aparelhos estão disponíveis no mercado, suas aplicações na agricultura, a importância das coordenadas geográficas no processo, quais os receptores de sinais de satélite mais utilizados e, ainda, interpretação de dados e correção de erros.
Além de uma amostragem de solo, gerando mapas de variabilidade, a orientação por satélite também permite o traçado perfeitamente paralelo das máquinas nas lavouras, o que antes exigia muita técnica e esforço. E se com o uso da tecnologia o produtor ganha em produtividade e economia, a natureza ganha em sustentabilidade, já que a redução no uso de defensivos e insumos garante melhor preservação da terra, limitando a degradação ambiental.
Quem pode fazer esse curso?
Esse curso é aberto a todos os moradores do Estado de Goiás, com idade a partir de 15 anos, mas será especialmente voltado para: produtores rurais, filhos de produtores, proprietários de terra, trabalhadores rurais, prestadores de serviço e parceiros para o meio rural.
O curso tem carga horária de 17 horas. É totalmente online e gratuito.
A grade de conteúdos do curso
Os conteúdos estão organizados em 6 módulos:
Módulo 1 – Introdução à orientação por satélite
Módulo 2 – Coordenadas geográficas
Módulo 3 – Tipos de sistemas de navegação por satélite
Módulo 4 – Receptores de sinais GNSS
Módulo 5 – Interpretação dos dados
Módulo 6 – Correção de erros
O Senar Goiás alerta que se o aluno ainda não tem conhecimento sobre Agricultura de Precisão, é bom que faça o curso Introdução à Agricultura de Precisão para aproveitar melhor os conhecimentos.
As matrículas para o curso de Sistemas de Operação por Satélite – GPS estão com matrículas abertas até 10/01/2022.
Para acessar a aba de matrículas, clique aqui.
Mais informações: ead.senargo.org.br