Segundo o Progresso de Safra divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a semeadura da soja já alcança 90,7 % da área esperada para a oleaginosa. Em Mato Grosso, a semeadura foi finalizada. Apesar do desenvolvimento adequado das lavouras, as precipitações ainda são irregulares.
No Rio Grande do Sul, o tempo instável proporcionou condições de umidade do solo favoráveis a semeadura (68%). O estande de plantas está adequado e a radiação mais elevada promoveu um bom desenvolvimento das plantas. No Paraná, 96% da área foi semeada e 93% das lavouras encontram-se em boas condições.
Milho
Para o milho 1ª safra, 71,2% das áreas foram semeadas. No Rio Grande do Sul, o clima quente e seco tem agravado a situação das lavouras, principalmente as mais adiantadas.
No Paraná, 83% das lavouras são consideradas em boas condições, contra 95% da safra passada devido ao excesso de precipitações e baixas temperaturas durante o desenvolvimento.
Na Bahia, o ritmo do plantio aumentou (63%) com a regularização das chuvas, aproximando-se dos índices da safra passada. No Piauí, a semeadura (4%) foi iniciada sob boas condições de umidade no solo.