Segundo o Progresso de Safra divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a semeadura da soja alcança 47,6% da área esperada para a oleaginosa.
Em Mato Grosso, o plantio ultrapassa os 10 milhões de hectares. Apesar das chuvas irregulares, as lavouras apresentam bom desenvolvimento.
No Rio Grande do Sul, o plantio está lento e atrasado (3%) em relação à safra anterior (6%), observando-se uma preferência pela semeadura mais tardia.
No Paraná, a diminuição das chuvas e os dias de sol favoreceram o desenvolvimento das lavouras e o avanço na semeadura (46%).
Em Mato Grosso do Sul, o tempo seco e quente beneficiou a realização de tratos culturais e a semeadura, que alcançou 73% da área.
Milho
Para o milho, o plantio alcança 39,8% da área estimada. No Rio Grande do Sul, as chuvas beneficiaram as lavouras implantadas.
Em Minas Gerais e na Bahia, o plantio evolui lentamente devido à irregularidade das precipitações. No Paraná, a redução das chuvas favoreceu o plantio, que ganhou ritmo nessa semana.