Segundo o Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura da soja alcançou 34,1% da área esperada para a oleaginosa. No Mato Grosso, a semeadura avança em 63,9% da área, um pouco abaixo da safra 2021/2022, que foi de 67%.
No Sudeste e no Leste do estado, algumas propriedades paralisaram os trabalhos devido à falta de umidade no solo. No Paraná, a continuidade do tempo úmido e frio causou leve piora na situação de algumas lavouras, porém a maioria apresenta bom desenvolvimento.
Em Goiás, a redução das precipitações causou uma diminuição da intensidade do plantio. Em Mato Grosso do Sul, a diminuição das chuvas permitiu maior evolução do plantio e melhoria no desenvolvimento.
Para o milho, o plantio alcança 35,8% da área estimada. No Rio Grande do Sul, as lavouras evoluem satisfatoriamente. Em Minas Gerais, o plantio avança com a regularização das chuvas. No Paraná, as chuvas atrasam o plantio.
A maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento. Contudo, 12% das áreas estão em situação ruim ou regular, devido ao excesso de chuvas e às baixas temperaturas, que provocam atraso no desenvolvimento.
Em Santa Catarina, o plantio e o desenvolvimento inicial também foram prejudicados pelo excesso hídrico e pelas baixas temperaturas.