21.8 C
Goiânia
InícioDestaqueSeapa e Emater orientam turistas em Aruanã, durante a Temporada Mais Araguaia...

Seapa e Emater orientam turistas em Aruanã, durante a Temporada Mais Araguaia 2023

O Governo de Goiás preparou uma série de ações para os meses de junho e julho nas cidades que ficam às margens do Rio Araguaia.

Batizado de Temporada Mais Araguaia 2023, o projeto inclui vários órgãos estaduais, entre eles o Gabinete de Políticas Sociais, a Secretaria da Retomada e o Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participará da iniciativa levando ao público orientações sobre programas ligados do setor rural.

Uma equipe da Seapa está no município desde o último domingo (4/6), mobilizando lideranças, produtores rurais e outros interessados para capacitações em turismo rural, crédito rural e bioinsumos, no Centro do Idoso Dona Leopoldina Barros. As inscrições para as atividades já estão sendo realizadas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

A Seapa estará ao lado da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Das 10 às 12 horas, as equipes do órgão oferecerão capacitações em bovinocultura sustentável, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros temas. Também farão emissão de CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), que substituiu a antiga DAP. Das 14 às 17 horas, serão realizadas oficinas de conserva de pequi e brigadeiro de pequi.

“Estamos unindo forças para fazer desta temporada do Araguaia uma das mais seguras e produtivas de todos os tempos”, afirma o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende. “O setor agropecuário tem uma característica de transversalidade. Temos interface com muitas áreas, e uma delas é o turismo. Goiás pode crescer muito com o turismo rural. Queremos desenvolver este segmento em todo o Estado, e incluir os pequenos produtores. A região do Araguaia é privilegiada neste sentido”, avalia.

Saiba mais

A Temporada Mais Araguaia 2023 prevê nos meses de junho e julho em seis localidades da região. O investimento direto estimado é de cerca de R$ 14 milhões, e mais de R$ 25 milhões por meio de linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). A caravana do Estado leva qualificação a trabalhadores, encaminhamento a empregos, fomento ao empreendedorismo, eventos esportivos, reforço na segurança, educação ambiental nas cidades e nos acampamentos, prevenção a acidentes, regulação de serviços públicos como abastecimento de água e energia, entre outras iniciativas para garantir uma temporada tranquila aos turistas e produtiva para a economia local.

As ações do Governo de Goiás serão desenvolvidas em Aruanã, São Miguel do Araguaia, Distrito de Luiz Alves, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás, Distrito de São José dos Bandeirantes e Aragarças. Além de Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Secretaria da Retomada, Seapa e Emater, participam do projeto as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Esporte e Lazer (Seel), a Agência Goiana de Regulação (AGR), a Goiás Turismo, a GoiásFomento e as polícias Civil e Militar.

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas