15.8 C
Goiânia
InícioDestaqueRonaldo Caiado é empossado para 2° mandato de governador de Goiás

Ronaldo Caiado é empossado para 2° mandato de governador de Goiás

“Estou aqui hoje para seguir com o compromisso popular de romper o ciclo da pobreza e fazer um estado que se fortaleça pela educação””, enfatizou Caiado no discurso de posse.

O governador Ronaldo Caiado foi empossado neste domingo (1°) para seu segundo mandato à frente do Executivo goiano, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.

Em repouso relativo, em São Paulo (SP), por recomendação médica após passar por uma cirurgia de revascularização do miocárdio, no último dia 8 de dezembro, Caiado participou da cerimônia de forma remota e reiterou o compromisso de trabalhar para a parcela mais vulnerável da população e de fortalecer a emancipação social.

“Estou aqui hoje unicamente pelo desejo da população e pela importância da democracia, a quem reafirmo meu compromisso. Estou aqui hoje muito mais comprometido com Goiás do que estava em 1º de janeiro de 2019. Estou aqui hoje para seguir com o compromisso popular de romper o ciclo da pobreza e fazer um estado que se fortaleça pela educação”, ressaltou em discurso.

Sessão solene

A sessão solene marcou o início da nova gestão, que segue até 5 de janeiro de 2027, nova data estabelecida, após emenda à constituição, para posse dos governadores.

Caiado estava acompanhado da primeira-dama do Estado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado; de suas filhas Anna Vitória e Marcela, que juntas entregaram a faixa governamental ao pai.

“Esperem o esforço diário com a construção de soluções, e não com a construção de muros. De mim, esperem pontes para atravessar”, afirmou.

Reeleição

Com oito mandatos em sua carreira, entre Câmara dos Deputados, Senado Federal e Palácio das Esmeraldas, Caiado garantiu 51,81% dos votos válidos e reeleição em primeiro turno, fato inédito na história das disputas pelo governo do Estado de Goiás.

Reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) como vitorioso no pleito realizado no último dia 2 de outubro, Caiado, de 73 anos, natural de Anápolis e médico ortopedista, foi diplomado governador reeleito em 19 de dezembro também remotamente.

Ao usar a palavra, o governador agradeceu à equipe médica e aos goianos pelas orações que recebeu em função do seu quadro atual de saúde. “Estou me recuperando bem e em breve estarei no batente do dia a dia”, acrescentou.

Daniel Vilela toma posse presencial como vice-governador de Goiás

Foto: Cristiano Borges, Júnior Guimarães e Wesley Costa

Citado pelo governador Ronaldo Caiado como “parceiro importante e estratégico”, o presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Daniel Vilela, foi empossado como vice-governador de Goiás neste domingo (1°/1), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.

Aos 39 anos, o ex-deputado federal e filho do ex-governador Maguito Vilela, que morreu vítima da Covid-19 em 2021, falou sobre a parceria que mantém com Caiado, vitoriosa nas eleições e agora protagonista na política goiana.

“Estou muito feliz com essa oportunidade que os goianos nos concedem, juntamente e sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, de podermos, ao longo dos próximos quatro anos, trabalhar e ser instrumentos de transformação para melhorar a vida das pessoas”, declarou. O vice-governador participou do ato solene ao lado da esposa, Iara Vilela.

Reconhecimento

Responsável por liderar a solenidade, o presidente da Alego, deputado estadual Lissauer Vieira, discursou e destacou o trabalho conjunto que manteve com o Executivo sob o comando de Caiado. Na reta final de seu mandato na Casa de Leis, o parlamentar desejou sucesso ao governador.

“Com o Estado mais equilibrado e o trabalho em sequência, tenho certeza que conseguirá fazer uma gestão de compromissos e de resultados para os nossos 7 milhões de goianos”, afirmou.

Em nome da base aliada, o deputado Bruno Peixoto recapitulou ações do primeiro mandato e citou que, agora, a experiência adquirida e a vontade política serão diferenciais para este novo momento.

“Nós, deputados estaduais, sabemos da responsabilidade nesses próximos quatro anos e da necessidade de trabalhar em harmonia com os Poderes aqui representados. Estaremos de mãos dadas”, enfatizou.

“O momento exige diálogo de toda classe política, independentemente de ideologia e cor partidária, para podermos defender a democracia no Brasil e em Goiás”, declarou o deputado estadual Antônio Gomide que discursou em nome dos partidos de oposição.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas