31.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioRadiografia do Agro oferece panorama de 47 cadeias produtivas do agronegócio goiano

Radiografia do Agro oferece panorama de 47 cadeias produtivas do agronegócio goiano

Publicação anual traz dados consolidados sobre produção, comercialização, rankings municipais e estaduais e Valor Bruto de Produção (VBP)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançou esta semana, a Radiografia do Agro 2022. A publicação tem periodicidade anual e traz dados consolidados de 47 cadeias produtivas dos segmentos de agricultura, pecuária e silvicultura em Goiás. Nesta terceira edição, a maior parte dos dados tem como base o ano de 2021.

A nova versão está mais atrativa visualmente, oferecendo ao leitor dezenas de infográficos que facilitam a compreensão de aspectos como produção, volume de comercialização, exportações, rankings municipais/ estaduais e Valor Bruto de Produção (VBP).

Entre outras informações, a Radiografia destaca que, em 2021, Goiás ocupou o primeiro lugar como produtor de sorgo e girassol entre todos os Estados e o Distrito Federal. Das mais de dois milhões de toneladas de sorgo produzidas no Brasil, 43,2% saíram das lavouras goianas. No caso do girassol, o percentual foi ainda maior: 55,2%. No periódico é possível saber ainda que, ano passado, o Estado ficou em segundo lugar na produção de cana, tomate, alho e bovinos; terceiro em milho, algodão, mandioca, melancia, pequi e borracha; quarto em soja, feijão e couro; e quinto em cebola e frangos.

“É um trabalho de alta qualidade técnica e editorial e que se supera a cada nova edição na tarefa de oferecer conteúdo relevante para produtores, consultores, pesquisadores, técnicos, jornalistas, gestores públicos e privados e qualquer interessado em acompanhar o desenvolvimento do agro goiano. Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, temos realizado ações com impacto positivo real no setor, e neste sentido a Radiografia é estratégica para direcionar políticas públicas e decisões de investimentos”, explica o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.

A Radiografia do Agro é produzida pela Gerência de Inteligência de Mercado, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa. Entre as fontes utilizadas no trabalho estão pesquisas e levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A íntegra do periódico está disponível em PDF no link: https://bit.ly/RadiografiadoAgro2022

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas