29.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioPrograma Soja Sustentável do Cerrado está com inscrições abertas para startups do...

Programa Soja Sustentável do Cerrado está com inscrições abertas para startups do agronegócio

Terceiro ciclo do Programa busca iniciativas para conservação da vegetação nativa em propriedades rurais da região

Estão abertas as inscrições para o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC), iniciativa que fomenta o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento. Com dez startups selecionadas entre 122 inscritos no primeiro ano do programa, o terceiro ciclo priorizará propostas que gerem valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado. Os interessados podem se inscrever até 9 de fevereiro.

 O programa é o resultado da parceria entre o Land Innovation Fund e AgTech Garage, com apoio estratégico da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – e conta com recurso inicial de cerca de R$ 2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

Bioma que ocupa 22% do território brasileiro, o Cerrado perdeu 8.351km2 de vegetação nativa no período de agosto de 2020 a julho de 2021, o equivalente a cinco vezes e meio o tamanho da cidade de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento de 7,9%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, é o maior do bioma desde 2015.

 A combinação de terras férteis, disponibilidade de água e relevo plano faz do Cerrado – em especial do Matopiba, fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia – uma região com elevado potencial para o agronegócio, em particular para o plantio de grãos, e aponta para a necessidade de buscar soluções de inovação em favor do desenvolvimento agrícola sustentável. “Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados – econômicos e socioambientais – expandindo o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

Para ampliar o portfólio de soluções de inovação, o 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado incentiva a participação de iniciativas que contribuam para conservar, restaurar ou ampliar a área de vegetação nativa na cadeia produtiva da soja, através de mecanismos financeiros que gerem receita a partir da floresta em pé; de iniciativas que reduzam o desmatamento e os riscos indiretos causados por ele; o desenvolvimento de serviços ambientais (carbono, água), o uso sustentável da terra e ferramentas de monitoramento do solo.

O Programa visa aproximar o mundo do agro 4.0 das questões ambientais, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias que fomentem a sustentabilidade através da preservação dos recursos naturais e a restauração das áreas verdes na cadeia produtiva da soja no bioma Cerrado. “Queremos que as novas iniciativas complementem os projetos apoiados no 1º e nos 2º ciclos formem um conjunto de soluções de sustentabilidade capazes de atender a propriedade rural como um todo – da área plantada à floresta em pé”, afirma Carlos E. Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

As startups selecionadas para o Programa Soja Sustentável do Cerrado participam de uma Jornada de Experiência, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos da comunidade do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores, participação em eventos e workshops com profissionais da iniciativa privada e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja.

Os selecionados para o PSSC participam também de aulas masters e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Matopiba. “Com a interseção de dois programas, o AgTech Garage oferece toda sua expertise e potencial de conexão com o ecossistema da inovação aos empreendedores e pesquisadores interessados a trabalhar em sinergia e participar de uma jornada pelo desenvolvimento agrícola sustentável”, afirma José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage.

Ao final do ciclo, mediante análise de um conselho consultivo, startups que se destacarem poderão receber apoio financeiro do Startup Finance Facility para o desenvolvimento das soluções. Com recursos do Land Innovation Fund e expertise do AgTech Garage, a iniciativa inédita de gestão e fomento a soluções de inovação dispõe de R$ 2,2 milhões para o desenvolvimento das soluções.

Até o momento, três propostas foram selecionadas para receber o aporte financeiro: HyperT, plataforma integrada de rastreabilidade, monitoramento e crédito de carbono apresentada por AgTrace, BrCarbon, BrainAg e Um grau e meio; Estoque de carbono no Oeste da Bahia, projeto da startup Agrorobótica para analisar diferentes cenários de solo em uma das regiões de maior produtividade agrícola do país; e Protege Cerrado, iniciativa de compensação de carbono para estimular a conservação e a restauração ambientais, das startups Plantem e Forestmatic.

Responsável pela ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas com infraestrutura de ponta e competências técnicas para desenvolver os projetos selecionados, a EMBRAPII também poderá cofinanciar soluções tecnológicas, a partir de critérios próprios, com recursos não reembolsáveis. “A inovação e a sustentabilidade são agendas estratégicas ao agronegócio brasileiro, que pode contar com o apoio das Unidades EMBRAPII para superar desafios tecnológicos. A interação de grandes empresas com o conhecimento de vanguarda de startups pode criar também um novo patamar de inovação no campo”, afirma Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da EMBRAPII.

As iniciativas em sinergia fomentarão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis em toda cadeia de suprimento da soja diminuindo o impacto ambiental do cultivo e alinhando a produção de uma das principais commodities brasileiras às demandas internacionais de preservação e restauração do bioma cerrado.

Nos primeiros dois ciclos, o PSSC selecionou dez startups com soluções que vão de monitoramento ambiental ao tratamento do solo, passando por restauração ecológica, rastreabilidade e quantificação de carbono. São elas: Agrorobótica, AgTrace, Brain Agriculture, BrCarbon, Forestmatic, Plantem, Safe Traces, SciCrop, Quiron Digital e Um grau e meio.

Para mais detalhes sobre o Programa, o processo de inscrição e seleção, acesse: https://www.agtechgarage.com/soja-sustentavel/

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas