22.8 C
Goiânia
InícioDestaqueProdução mundial de leite em 2022 deve fechar em 930 bilhões de...

Produção mundial de leite em 2022 deve fechar em 930 bilhões de litros

Captação de leite em Goiás teve queda de 15% em 2022

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou o tradicional relatório anual com a revisão para o mercado lácteo em 2022. Os desafios relacionados ao clima e aos elevados custos de produção deverão reduzir a produção na Europa, América do Sul, África e Oceania, em parte compensada por aumentos expressivos na Ásia, América Central e Caribe, onde maiores investimentos na produção interna e ganhos tecnológicos contribuíram para maiores volumes.

Dessa forma, no contexto geral, a produção global de leite deverá finalizar 2022 com evolução de 0,6%, alcançando cerca de 930 bilhões de litros.

Rabobank projeta demanda mundial por lácteos mais fraca em 2023

O movimento global de inflação dos alimentos em função do aquecimento dos custos de produção deverá ser potencializado pelo aumento nas taxas de juros de importantes economias, como nos EUA, pontua o Rabobank no relatório trimestral mais recente.

Na Europa, o movimento já é sentido nos bolsos dos consumidores, que sofrem também com a crise energética. Soma-se a isso as incertezas quanto à demanda chinesa, impactada pela política de covid zero e maior produção interna, contexto que deve expressar maior potencial de importação apenas no segundo semestre de 2023.

Nos países em desenvolvimento, cujo consumo é mais sensível às oscilações de preços, não há espaço para internalização de grandes volumes, contexto que levou o banco a prever dificuldades na demanda para o início de 2023.

Goiás

De acordo com dados do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), a captação de leite no estado, diminuiu 15% em 2022, por conta da alta nos custos de produção e da redução do valor pago ao produtor.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas