18.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAlgodãoProdução de algodão: Pesquisa tem ajudado no desenvolvimento do setor no país

Produção de algodão: Pesquisa tem ajudado no desenvolvimento do setor no país

A parceria com o cotonicultor também está na facilitação do acesso dele às principais inovações do mercado.

A importância da cadeia produtiva do algodão para o Brasil pode ser notada nos números, na sustentabilidade e nos projetos sociais. A produção, que é liderada pelos estados de Mato Grosso e Bahia, alcançou na última safra (2022/2023) um recorde, com crescimento de 23,3% sobre o volume do período anterior e quase 5% comparada à então maior safra da história, que foi a de 2019/2020.

A pujança está aliada na sustentabilidade da confecção das peças e nas ações sociais que interrompem a evasão escolar em meses mais frios. Em todas as etapas desse cenário está a Sumitomo Chemical, uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento do mundo.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam para 3,15 milhões de toneladas de pluma. Esse número reforça o investimento em tecnologia e inovação pelos cotonicultores, somado às condições climáticas favoráveis, já que em área o crescimento foi de apenas 4%, entretanto, o ganho em produtividade ultrapassou 18%.

Assim como a produção, a exportação também está positiva. Em agosto deste ano, foram comercializadas 104,3 mil toneladas de algodão, o segundo melhor da série histórica do mês, com aumento de 66,1% sobre o mesmo período de 2022.

Gerente de Inseticidas e líder da cultura do algodão da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond destaca que a companhia se envolve diretamente em toda a cadeia, dentro e fora da porteira.

“Além do cotonicultor, que já tem a Sumitomo Chemical como grande aliada para superar os desafios da cultura e gerar aumento da rentabilidade, o consumidor final pode ter certeza que continuaremos nos engajando e apoiando uma produção sustentável socialmente, com o objetivo de garantir conforto, conhecimento e qualidade”, atesta Drumond.

A parceria com o cotonicultor também está na facilitação do acesso dele às principais inovações do mercado. A companhia tem ferramentas que possibilitam uma melhor estratégia de operações de barter (relação de troca entre a produção do cotonicultor e as soluções da empresa). Essas estratégias podem ser com a valorização da pluma, gestão do risco do preço da commodity com participação na alta ou ainda uma gestão do câmbio.

Saiba mais

O algodão brasileiro é considerado um dos mais responsáveis do mundo, conforme atesta o movimento “Sou de Algodão”, que tem a Sumitomo Chemical como uma das apoiadoras. A iniciativa visa unir toda a cadeia, do produtor ao consumidor final, para apresentar as vantagens da pluma, que passa por um rigoroso processo de produção e beneficiamento.

Idealizado pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o movimento trabalha para despertar o consumo responsável do produto no Brasil, país que mais produz algodão de forma sustentável, ocupando o primeiro lugar em produtividade no sistema sequeiro.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas