17.8 C
Goiânia
InícioNotíciasClimaPrevisão de chuva intensa segue no mês de Janeiro no Centro-Oeste

Previsão de chuva intensa segue no mês de Janeiro no Centro-Oeste

Boletim Agrometeorológico do Inmet mostra ainda as condições das lavouras da região

A previsão do multi-modelo indica tendência de chuvas próximas e acima da média histórica em grande parte da região, por conta da canalização de umidade oriunda da Região Norte que pode causar dias consecutivos com chuva, principalmente no Estado do Mato Grosso.

No sudoeste do Mato Grosso do Sul, divisa do Mato Grosso com Goiás e Distrito Federal, são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre. Os dados são do Boletim Agroclimatológico de janeiro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As previsões indicam que as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses, principalmente no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

O retorno gradual das chuvas que foi observado desde o mês de outubro de 2022 e contribuiu para o aumento dos níveis de água no solo, favorecendo o estabelecimento e o desenvolvimento das culturas de primeira safra no campo, como a soja, milho, feijão e algodão. A previsão de chuvas acima da média em áreas do Mato Grosso, podem manter a umidade do solo e beneficiar as lavouras da região.

Entretanto, a previsão de chuvas dentro ou abaixo da média em janeiro de 2023 podem impactar negativamente o armazenamento de água no solo e as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis, principalmente em áreas do Estado de Mato Grosso do Sul.

No Centro-Oeste, volumes superiores a 60 mm deverão afetar grande parte da região, podendo ultrapassar 90 mm no leste do Mato Grosso e áreas centrais de Goiás, até o dia 25 de janeiro.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas