17.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioPrêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para premiar melhor Cachaça de Alambique

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para premiar melhor Cachaça de Alambique

Vencedores levarão prêmio em dinheiro e reconhecimento da bebida e do processo de produção

O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 – Cachaça de Alambique está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com o Sebrae, dentro das ações do “Juntos pelo Agro” – um acordo de cooperação técnica entre as duas entidades em apoio ao agro.

Para participar, o produtor deve utilizar o sistema de produção da cachaça em alambique, com produção anual de até 20 mil litros e ter registro válido e regular de seus produtos junto ao Ministério da Agricultura. As amostras das cachaças inscritas devem ser enviadas, via Correios ou transportadora, até o dia 31 de agosto.

O prêmio será dividido em duas categorias: cachaça branca e amarela, levando em consideração o processo de produção sem e com madeira, respectivamente. Serão realizadas três etapas de seleção, com avaliação de júri técnico, júri popular e história do produto. 

Além da premiação em dinheiro, os vencedores terão suas cachaças reconhecidas e obterão o Selo de Participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022. O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

Cachaça

A cachaça é patrimônio histórico e cultural do Brasil e possui Selo de Indicação Geográfica, estabelecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Segundo dados do Anuário da Cachaça de 2021 do Mapa, o número de registros de marcas de cachaças aumentou 18,5% em 2020, totalizando 4.743 marcas do produto. Os Estados com maior número de estabelecimentos registrados são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Para ver o regulamento completo e acessar inscrições https://cnabrasil.org.br/inscricoes-premio-artesanal-cna-2022-cachaca-de-alambique

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas