25.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioPlataforma EmpregosAgro leva vagas e capacitação para profissionais do agronegócio

Plataforma EmpregosAgro leva vagas e capacitação para profissionais do agronegócio

Desenvolvida pela CNA, em um só ambiente, empresas e candidatos podem se conectar

A agropecuária brasileira gerou, no primeiro semestre de 2022 um total de 84.043 vagas de empregos formais, cerca de 6,3% do total ofertado no país, conforme o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). 

Goiás registrou saldo positivo de 10.971 vagas formais de emprego no primeiro semestre de 2022. O saldo positivo de Goiás é o maior entre os Estados da região Centro-Oeste e representa 13,1% do saldo nacional no período.

Os grupamentos que mais contribuíram para o desempenho do agro goiano nos seis primeiros meses de 2022 foram “Produção de lavouras temporárias”, com saldo de 7.078 vagas criadas, e “Atividades de apoio à agricultura e à pecuária”, com 3.034 vagas.

Com previsão de safras recordes e evolução da pecuária, o agronegócio demanda cada vez mais por trabalhadores qualificados, mas uma dificuldade do setor é unir quem oferta a vaga e quem procura trabalho.

Pensando em conectar essas necessidades e pessoas, a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), lançou a plataforma EmpregosAgro, que vai ofertar vagas de emprego do setor agropecuário e pessoas em busca de trabalho, além de capacitação técnica.

Plataforma EmpregosAgro oferta vagas do setor. Foto: Reprodução

“A CNA procurou criar a empregosagro.com.br que é essa plataforma que vai unir vagas de emprego, candidatos com seus currículos e pra fechar essa lacuna a educação para o emprego, que é focada em empregabilidade, utilizando cursos. São trilhas do desenvolvimento, os candidatos acessam a plataforma, antes dele procurar as vagas, vai ter lá pra essa vaga de técnico agrícola, RH, finanças temos esses cursos aqui que vão te ajudar a se qualificar antes de aplicar”, explica a gestora do projeto, Anna Júlia Grzybowski.


Empresas

Qualquer empresa do setor do agronegócio já pode aderir à plataforma e se cadastrar gratuitamente no site EmpregosAgro https://empregosagro.com.br. As organizações receberão suporte para utilizar os recursos e para encontrar os profissionais que precisam.

“Qualquer empresa do setor agro pode promover suas vagas dentro da plataforma, todas as vagas de todos os níveis, desde estagiário, aprendiz, sênior. Faz um cadastro básico da sua empresa e alguém do nosso time de vendas vai entrar em contato pra dizer como é que funciona, é gratuito. Traz toda a facilidade de recrutamento digital, com candidatos que já mais qualificados, encurtando o tempo que a empresa tinha que investir para preparar esses profissionais, então é um ganho de todos os lados”.

Candidatos

As pessoas que buscam emprego no agro ou desejam uma recolocação podem também se cadastrar. Os cadastrados poderão optar em receber as notificações de oportunidades ou aplicar seu currículo para vagas específicas. Quando cadastrar o currículo, vai aparecer a lista de cursos e capacitações existentes naquela área para potencializar a sua chance de conquistar um emprego.

“Ajuda o candidato a entender como se desenvolver para o setor, em todos os seus ambientes, pra dentro e fora da porteira e realmente estar mais habilitado quando se candidata. Além de ser um serviço gratuito que é oferecido.

A plataforma já está em funcionamento. As empresas podem cadastrar suas vagas. Os candidatos cadastram o currículo e aguarda a oferta de vagas de trabalho e de cursos de qualificação técnica.

“Para as empresas estão com acesso 100% livre, faz o cadastro, a gente já está entrando em contato com todas as empresas e dando como colocar suas vagas disponíveis. O candidato quando se cadastra, vai receber um e-mail como cadastro habilitado para acesso e a medida em que as vagas forem surgindo já vão ser notificados”.

Segundo a gestora do projeto, Anna Júlia Grzybowski, a EmpregosAgro vai facilitar a inserção do agro no mercado 4.0, aproximar os diversos atores do agronegócio, além de impulsionar o setor com força de trabalho qualificada e à disposição.

“O agro 4.0 está passando por uma evolução digital e quem quer se colocar no mercado, precisa se qualificar. A plataforma aproxima o digital tanto das empresas quanto dos candidatos. Qualificação não só no agro mas em qualquer setor ela é constante, o profissional precisa se manter em desenvolvimento, se qualificando pra conseguir vagas”.

Para publicar vaga ou cadastrar seu currículo, acesse: https://empregosagro.com.br.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas