30.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioPlantio de soja chega a 5% da área e a de milho...

Plantio de soja chega a 5% da área e a de milho se aproxima de 22,7% na 1ª safra do ciclo 2022/2023

Primeira safra de grãos ou safra de verão em grande parte do país é composta por soja e milho

Segundo o Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura da soja já alcança 4,6% da área esperada para a oleaginosa.

Em Mato Grosso, a semeadura avança devido às condições climáticas mais favoráveis, devendo intensificar-se com a regularização das chuvas.

No Paraná, a semeadura teve seu início nas regiões Oeste e Sudoeste. As precipitações favoreceram o desenvolvimento inicial da soja, mas as baixas temperaturas provocaram atraso na germinação.

 Em Goiás, as boas precipitações ocorridas no Sudoeste do estado permitiram o início do plantio da nova safra. Em Mato Grosso do Sul, a frequência das precipitações reduziu a evolução do plantio, que alcança 6% da área prevista.

Milho Verão

Para o milho, 22,7% da área foi semeada. No Paraná, o plantio alcança 58% da área e a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento.

Em Santa Catarina, quase metade das áreas foram semeadas e as lavouras apresentam boa qualidade.

No Rio Grande do Sul, as precipitações ocorridas favoreceram a reposição de umidade no solo. Os trabalhos de plantio se intensificaram, mas as baixas temperaturas afetaram o desenvolvimento inicial em algumas regiões.

Em Minas Gerais e São Paulo, o plantio começou em áreas isoladas.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas