Aproximadamente 500 profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da soja – técnicos, pesquisadores, professores, produtores e acadêmicos – participam da abertura da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja (RPS), promovida pela Embrapa Soja, neste dia 23 de agosto, no buffet Planalto, em Londrina (PR).
Participaram da abertura o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, o presidente do evento, Fernando Henning e lideranças do setor.
“Queremos aproximar todo esse público, promover debates, trocas de ideias e facilitar o acesso a informações, tecnologias, produtos e processos que promovam o uso sustentável das inovações em prol da produção de soja, enfatiza o presidente da RPS, Fernando Henning.
O professor Roberto Rodrigues, na palestra intitulada Cenário Atual e Futuro da Cadeia de Produção de Soja, explica que, para manter a liderança mundial, o Brasil precisa construir uma estratégia pautada em diferentes abordagens. Um dos requisitos destacado é o investimento em tecnologia.
‘É necessidade de direcionar esforços para uma visão comercial de longo prazo, o que implica em acordo comerciais que abram o mercado brasileiro. Outros pontos considerados são o planejamento da logística, assim como a organização da produção rural, cujo ponto de partida seja a renda. Esse pacote de requisitos precisa ter como pano de fundo a sustentabilidade em todo processo produtivo”, ressaltou Rodrigues.