21.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioO Zootecnista: profissão essencial para a produção de alimentos

O Zootecnista: profissão essencial para a produção de alimentos

Da nutrição à genética, a zootecnia garante maior produtividade dos animais

Neste dia 13 de maio, é comemorado o Dia do Zootecnista, profissional que tem um papel importante na produção de alimentos. Ele atua em toda a parte de manejo na criação de animais como: a nutrição, a genética, o desempenho e o bem-estar. Além de atuar na gestão das propriedades e na conservação do meio ambiente.

A profissão foi regulamentada em 1968 e as faculdades de zootecnia habilitam os profissionais para atuar em vários ambientes: propriedades rurais, agroindústrias, cooperativas, laboratórios e até em zoológicos.

O Davi Solarevisky é zootenicsta há 20 anos, trabalha com pecuaristas em Goiás, por meio da assistência técnica e gerencial (ATeG) do Senar.

“A zootecnia entrou na minha vida justamente pela necessidade de ser profissional dentro da fazenda. Meus pais tinham propriedade e a gente não podia tocar esse negócio de qualquer maneira, como se fosse um hobbie. E aí eu busquei a faculdade justamente por entender que era uma profissão que iria nos ajudar aí na nossa família”, conta Davi Solarevisky, zootecnista e técnico de campo do Senar Goiás.

E essa ajuda se transformou em orientação para muitos pecuaristas do estado, como é o caso do Glauco, produtor de leite em Hidrolândia, região Central de Goiás. Na propriedade dele, depois da assistência do Davi, os animais em lactação recebem dieta balanceada e ainda a gestão da produção desses alimentos. O que gerou um rebanho com genética melhor, com uma produção de 800 litros de leite por dia.

“O Davi trouxe aqui pra minha propriedade uma visão atualizada e com todos as tendências futuras que pode cada dia que passa acrescentar mais na minha propriedade”, afirma Glauco Auad Forte, produtor rural.

“Eu vejo o zootecnista como um agente fundamental como mantenedor da segurança alimentar, tanto do país como também para o mundo”, declara Joás Bueno, coordenador técnico de ATeG do Senar Goiás.

Campanha para Zootecnistas

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRM-GO) lançaram a campanha em homenagem ao Dia do Zootecnista. Com o slogan Conte com o Zootecnista, serão veiculadas peças publicitárias para mostrar as diferentes áreas de sua atuação e a importância desse profissional para o agronegócio, para a sociedade e para o meio ambiente.

Neste ano, a campanha destacará como o zootecnista desenvolve tecnologia no campo, trabalhando no melhoramento genético dos animais, gerenciando práticas de manejo que proporcionem o bem-estar dos animais, além de ser o responsável por elaborar uma nutrição balanceada, que atenda às necessidades de cada espécie.

“O zootecnista é o profissional responsável por equilibrar a produção de alimentos, de forma a potencializar o desempenho econômico dos produtos, com o cuidado ético de proporcionar o bem-estar animal, diminuindo impactos ambientais”, explica o presidente do CRMV, Rafael Vieira.

As peças da campanha também vão mostrar a vocação do zootecnista para a gestão do agronegócio. Ele pode administrar diferentes propriedades, com o objetivo de produzir mais, com sustentabilidade e menos recursos. Ele também atua no manejo de animais silvestres, selvagens e exóticos, com responsabilidade e ética.

A campanha tem início amanhã (13) e vai até o dia 30 de junho. Um filme será veiculado no Canal Rural e haverá peças publicitárias impulsionadas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. As publicações abordarão a presença do zootecnista na cadeia do agro, trabalhando nos variados ramos que fazem parte do dia a dia desse profissional.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas