O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD-MT) confirmou que será exonerado do cargo nesta terça-feira (31), para voltar ao Senado. Ele atende a um pedido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para que Fávaro participe da posse da Mesa-Diretora do Senado Federal.
O ministro disse que depois da posse,vai se licenciar novamente do cargo de Senador para voltar ao Ministério da Agricultura e assim dar lugar no Senado à suplente Margareth Buzetti (PP-MT).
“Vamos mostrar nossa unidade e respeito ao parlamento. Serão 7 ministros/senadores no início dos trabalhos legislativos”, conta Fávaro.
No próximo dia 1° de fevereiro, 27 senadores eleitos tomarão posse, que equivale a um terço do senado. Vale destacar que os senadores empossados este ano terão mandato de oito anos, até fevereiro de 2031.
De acordo com a constituição, o parlamentar que assumir o cargo de ministro não perde o mandato no Congresso Nacional.
Fávaro tomou posse do cargo de ministro no dia 1° de janeiro. Além disso, foi um dos coordenadores do grupo técnico de agricultura durante a transição do novo governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
O Senado Federal têm 81 parlamentares, sendo que todos os estados e o Distrito Federal possuem três representantes na Casa. A renovação das bancadas acontece a cada quatro anos de forma alternada.
Fonte: Agência Brasil