Após reunião de alinhamento entre os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ficou definido que os ministérios continuarão funcionando na sede do Mapa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no bloco D.
A medida visa o melhor funcionamento e desenvolvimento do trabalho das equipes que atuam em áreas correlatas. Os espaços destinados a cada Ministério foram definidos pelos ministros.
“Cada um de nós estará focado nas prioridades de sua pasta, mas sempre trabalhando em sintonia, buscando a transversalidade para o melhor desenvolvimento das ações. E essa proximidade entre as equipes é muito salutar para um trabalho eficiente e alinhado nas diferentes esferas”, destacou Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.
Estruturas dos Ministérios
O Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento ficará com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar ficará com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa Minas); a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp); a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Já o Serviço Florestal Brasileiro foi transferido para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.