O Governo de Goiás deu início a uma série de ações para pôr fim aos maus tratos contra cerca de 900 cabeças de gado encontradas em situação de abandono em uma propriedade rural. A fazenda fica localizada no município de Guarani de Goiás, no Nordeste goiano.
Após denúncias anônimas, a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou as medidas para salvar os animais.
Por se tratar de uma propriedade de grande porte, o Corpo de Bombeiros faz uma varredura com auxílio de drones para monitorar todo o perímetro e conferir se todos os gados foram salvos. Além disso, para evitar que animais já em decomposição causem contaminação entre o rebanho sobrevivente, em regime de urgência, maquinários estão construindo valas para o enterro das carcaças.
Medidas
A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar os motivos que levaram os proprietários da Fazenda Botuguara a deixarem o gado nessa situação . O gerente da propriedade rural chegou a ser preso, e ouvido na Delegacia de Polícia de Posse, município vizinho, e liberado após pagamento de fiança.
Os donos seguem proibidos de exercerem qualquer atividade no local. Além disso, os animais, assim que restabelecidos, serão doados.