Segundo o Prognóstico Agroclimático para o período de novembro, dezembro de 2022 e janeiro de 2023 do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para a região Centro-Oeste indica tendência de a precipitação ser próxima e ligeiramente acima da média histórica no centro-norte do Mato Grosso e de Goiás.
Para o restante da região são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre, principalmente no oeste do Mato Grosso do Sul.
Para a região Sudeste, são previstas chuvas próximas e ligeiramente acima da média no centro-norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
No sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a previsão indica totais de chuvas abaixo da climatologia do trimestre.
Para a Região Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, onde são previstos totais de chuvas mais baixos em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.
O modelo de previsão aponta para uma probabilidade entre 60 e 70% de que as condições de La Niña de intensidade fraca irão permanecer durante a primavera e início do verão 2022/2023. A previsão também indica uma possível transição do La Niña para a fase de neutralidade entre os meses de fevereiro e abril de 2023.