O IF Goiano – Campus Rio Verde levou para a Tecnoshow Comigo 2023, por meio do CEAGRE (Centro de Excelência em Agricultura Exponencial), diversos projetos que são desenvolvidos pelos pesquisadores do instituto. Dentre eles, está um software que usa IA para seleção de grãos de café.
“A equipe do CEAGRE criou esse software, esse aplicativo, que usa de inteligência artificial para reconhecer, em amostras de café, impurezas e fazer um trabalho bem mais preciso do que aquele manual”, revela o pesquisador Adinan Alves.
De acordo com pesquisadores do IF Goiano, no mercado, ainda não existe nenhuma empresa que trabalha com classificação de grãos, por tipo ou defeito, utilizando inteligência artificial. “Devem existir algumas iniciativas no setor público e privado, mas nada oficial ainda”, explica Luan Peroni Venancio, pesquisador do CEAGRE.
Mas, por que grãos de café? “O café é uma das principais comodities agrícolas mundiais, presente em diversos estados brasileiros. Esse grão tem uma carência de uma classificação mais precisa dos seus grãos, por tipo ou defeito”, explica Luan.
Ainda, segundo ele, o software não precisa de um profissional capacitado para operar. Uma das principais vantagens é que o projeto é para ser um SAS (Software ao Serviço), em que, através de uma imagem, capturada por um smartphone, câmera normal do dia a dia, você consiga tirar uma foto. O resto é com o software”, explica o pesquisador.
O projeto está previsto para ser finalizado ao final de 2023. Mas, por se tratar de uma inteligência artificial, ele estará em constante evolução, por precisar sempre de novas imagens para seu aperfeiçoamento.
Reportagem João Augusto Landim