19.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioGoverno de Goiás marca presença em evento sobre agricultura irrigada no Centro-Oeste

Governo de Goiás marca presença em evento sobre agricultura irrigada no Centro-Oeste

O encontro tem o objetivo é de difundir conhecimentos científicos e promover interações na região com maior potencial de crescimento do agronegócio brasileiro.

A agricultura irrigada está sendo discutida durante o II Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada da Região Centro-Oeste realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, até sexta-feira (21/07).

O evento tem o objetivo é de difundir conhecimentos científicos e promover interações na região com maior potencial de crescimento do agronegócio brasileiro. O Governo de Goiás participa do encontro por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) também marcam presença.

Gratuito e com transmissão parcial pela internet, o evento contará com mesas redondas, reuniões e feira de irrigação, com divulgação de produtos e serviços diversos. Entre outros, o II Encontro INOVAGRI Centro-Oeste discutirá temas como o potencial da irrigação na região; tecnologias para a minimização do déficit hídrico; viabilidade econômica de irrigação; e inovações tecnológicas.

A Seapa e suas jurisdicionadas contarão com um estande na Feira de Irrigação, onde técnicos da Secretaria realizarão plantão para tirar as dúvidas dos participantes, especialmente sobre os projetos do Governo de Goiás que envolvem a agricultura irrigada no estado. Também haverá exposição de produtos cultivados em sistemas irrigados, como arroz e frutas. A Seapa dispõe da Gerência de Irrigação, Clima e Aquicultura que, entre outros, é responsável pelo projeto de fruticultura irrigada a ser executado no nordeste goiano, um dos programas prioritários do governador Ronaldo Caiado para esta gestão.

Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, a participação do Governo de Goiás no evento é essencial.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar para reunir os principais atores do setor agrícola irrigado, compartilhar conhecimentos e debater estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e aprimorem a produtividade em nossas lavouras. A agricultura irrigada desempenha um papel crucial na segurança alimentar e no fortalecimento econômico do estado e, portanto, é fundamental que estejamos presentes para aprender, contribuir e estabelecer parcerias que impulsionem ainda mais esse setor estratégico em Goiás”, ressalta.

Sobre o evento

O Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada da Região Centro-Oeste tem como objetivo difundir conhecimentos científicos aplicados e promover a interação entre os diversos atores da região mais agro e com maior potencial de crescimento do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pelo Instituto Inovagri, com organização da UFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), do Sistema Faeg/Senar e do Instituto Federal Goiano, com apoio, dentre outros, do Governo de Goiás.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas