18.8 C
Goiânia
InícioNotíciasBiocombustívelGoodyear lança pneu feito com casca de arroz e óleo de soja

Goodyear lança pneu feito com casca de arroz e óleo de soja

O modelo de pneu possui 90% de materiais ecológicos

A Goodyear Tire & Rubber Company apresentou no começo de janeiro um pneu de demonstração composto por 90% de materiais sustentáveis como óleo de soja e casca de arroz. Este pneu de demonstração passou em todos os testes regulamentares aplicáveis, bem como nos testes internos da companhia.

Ele foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, feito com materiais tradicionais. A menor resistência ao rolamento significa que tem o potencial de oferecer maior economia de combustível e redução da pegada de carbono.

Além disso, depois de anunciar a capacidade de demonstrar um pneu com 70% de material sustentável em janeiro de 2023, a Goodyear, trabalhando com sua base de fornecedores, planeja vender um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável em 2023. Os consumidores interessados ​​em comprar este pneu pode se registrar para atualizações em Goodyear.com/SustainableMaterialTire .

“Continuamos progredindo em direção ao nosso objetivo de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030”, disse Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia.

Materiais Sustentáveis

O pneu de demonstração com 90% de material sustentável inclui 17 ingredientes em 12 componentes diferentes, vários produtos do agronegócio:

O pneu de demonstração apresenta quatro tipos diferentes de negro de fumo [que é feito de derivados de petróleo na maioria das vezes], mas esse é produzido a partir de metano, dióxido de carbono, óleo à base de plantas e matérias-primas de óleo de pirólise de pneus em fim de vida. Essas tecnologias de negro de fumo visam emissões de carbono reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem desempenho.

O uso de óleo de soja ajuda a manter o composto de borracha do pneu maleável em temperaturas variáveis. O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo. Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos/ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais.

A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. Esse pneu inclui uma sílica de alta qualidade produzida a partir de resíduo de resíduos de casca de arroz (sílica RHA), um subproduto do processamento de arroz que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.

O poliéster é reciclado de garrafas pós-consumo porrevertendo o poliéster em produtos químicos de base e reformando-os em poliéster de grau técnico usado em cordões de pneus.

As resinas são usadas para ajudar a melhorar e melhorar o desempenho da tração do pneu. Neste pneu de demonstração, as resinas tradicionais à base de petróleo são substituídas por resinas biorrenováveis ​​de pinheiro.

Fios de talão e cabos de aço fornecem reforço na estrutura de um pneu radial. Esse pneu utiliza arame de talão e cordão de aço de alto teor reciclado, que é produzido pelo processo de forno elétrico a arco (EAF). O processo EAF tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o aço produzido em alto-forno.

Polímeros de balanço de massa certificados pela ISCC de matéria-prima bio e biocircular também estão incluídos.

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas de pneus do mundo. Emprega cerca de 72.000 pessoas e fabrica seus produtos em 57 instalações em 23 países ao redor do mundo.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas