30.8 C
Goiânia
InícioDestaqueGoiás deve responder por quase um terço da produção brasileira de tomate...

Goiás deve responder por quase um terço da produção brasileira de tomate em 2022

Estado lidera produção do fruto com crescimento de 13,3% e volume de 1,1 milhão de toneladas nesta safra, segundo dados do IBGE

A produção goiana de tomate deve crescer 13,3%, em relação ao ano passado, e atingir 1,1 milhão de toneladas em 2022. O volume coloca o Estado na liderança isolada da atividade no país, respondendo por 29,9% da produção brasileira do fruto, que deve somar 3,8 milhões de toneladas.

Os números integram o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados coletados em novembro.

Produção em Alta

Goiás deve registrar aumento de 7,8% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em geral. Nesse segmento, o Estado tem uma participação de 10,4% no total produzido pelo país, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

A projeção do órgão para cana-de-açúcar é de alta de 3,5%, na comparação com 2021, passando de 72,6 milhões para 75,2 milhões de toneladas. O agro goiano também deve registrar aumento da produção de uva (30,1%), batata inglesa (26,8%), laranja (3,4%) e mandioca (0,1%).

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Mendonça, lembra que o desempenho goiano supera o nacional em vários itens. “É o caso do próprio tomate, atividade em que Goiás está na contramão da tendência nacional, que é de retração da produção (-1,2%)”, exemplifica. “Há vários fatores envolvidos nisso, inclusive climáticos, mas é um sinal positivo da pujança da nossa agropecuária e não podemos nunca deixar de ressaltar a força e a resiliência do nosso produtor”, completa.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas