26.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioFeno de amendoim forrageiro: uma alternativa sustentável para suplementação animal

Feno de amendoim forrageiro: uma alternativa sustentável para suplementação animal

Pesquisa da Embrapa mostrou que processo de fenação é uma opção viável, aproveitando a produção de forragem no período de chuva

O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) tem grande destaque na região Norte do Brasil devido ao seu alto teor proteico e adaptação às condições climáticas. Pesquisa desenvolvida pela Embrapa acre, mostrou que o processo de fenação pode ser uma alternativa viável na Amazônia Ocidental, aproveitando o excedente de produção de forragem no período de chuva.

O trabalho foi desenvolvido através do método de produção de feno de Arachis pintoi cultivar BRS Mandobi. Foi analisada sua produtividade, aceitabilidade pelos animais e ainda os fatores econômicos da cultura, com o objetivo de verificar o potencial de uso em sistemas de produção pecuários no estado do Acre. O campo de amendoim forrageiro apresentou produtividade compatível ao observado em outros trabalhos, resultando em uma produção de feno de boa qualidade.

O valor nutritivo da forragem de amendoim forrageiro pode ser considerado muito bom, comparável ao da alfafa (Medicago sativa L.), leguminosa mais conhecida e utilizada na alimentação animal, que embora apresente boa produtividade, elevado valor nutritivo e aceitabilidade pelos animais não persiste em regiões de clima quente e úmido como o da Amazônia Ocidental.

Os pesquisadores levaram os fardos produzidos para propriedades rurais da região, para que animais como equinos, ovinos e bovinos leiteiros, de criadores parceiros da Embrapa, experimentassem para avaliação visual do comportamento ingestivo.

Além da parte de aceitação dos animais, a produção de feno de amendoim forrageiro pode ser uma opção de atividade econômica rentável. De maneira geral, os animais apresentaram uma boa aceitação ao feno da cultura.

Veja a publicação completa Feno de amendoim forrageiro: uma alternativa sustentável para suplementação animal.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas