17.8 C
Goiânia
InícioNotíciasBiocombustívelEtanol de milho avança pelo Brasil

Etanol de milho avança pelo Brasil

Em seis anos, fabricação saltou de 10,2 milhões de litros para 412,6 milhões de litros no estado de Goiás, porém a fabricação concentra-se no Mato Grosso

Em seis anos, fabricação saltou de 10,2 milhões de litros para 412,6 milhões de litros no estado de Goiás, porém a fabricação concentra-se no Mato Grosso

O etanol, como combustível para automóveis, é uma alternativa sustentável à mobilidade urbana, sendo uma resposta mais rápida e eficaz ao processo de descarbonização. O uso do produto é considerado primordial para que se alcancem as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa, com as quais o Brasil se comprometeu em acordos internacionais.

No Brasil, o biocombustível, além de utilizar a cana-de-açúcar como matéria-prima, avança no uso do milho. A produção se concentra principalmente na região centro oeste. O Presidente da União Nacional do Etanol de Milho, Guilherme Nolasco fala dessa expansão.

Aqui em Goiás a fabricação de etanol de milho cresceu quase 4.000% mas apenas cinco usinas flex produzem etanol de milho por aqui. Para se ter uma ideia, só uma planta no Mato Grosso produz mais etanol que Goiás.

Para o  Presidente da União Nacional do Etanol de Milho, Guilherme Nolasco , o estado está perdendo a oportunidade de produzir mais combustível derivado do grão. Em 2021, a produção goiana chegou a 412 milhões de litros, já a indústria mato-grossense atingiu 3 bilhões de litros. Este ano, só uma planta no Mato Grosso do Sul produzirá mais etanol que Goiás. “Estes outros dois estados do Centro-Oeste souberam adotar uma política de incentivo à produção de etanol de milho. Já Goiás mantém uma política de incentivo às exportações do grão”, adverte Guilherme. Para ele, o incentivo ao processamento do grão no estado resultaria no fortalecimento da cadeia produtiva, com maior agregação de valor, e mais geração de emprego e renda.

Na próxima safra, Goiás deve chegar aos 500 milhões de litros de etanol de milho, Mato Grosso do Sul aos 600 milhões de litros e Mato Grosso pode ultrapassar os 3,5 bilhões de litros.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas