21.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioDia Internacional do Arroz: cereal é o preferido na mesa dos brasileiros

Dia Internacional do Arroz: cereal é o preferido na mesa dos brasileiros

O arroz é considerado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é o terceiro alimento mais consumido do mundo, atrás do leite e do trigo. O grão é originário da Ásia, é composto por mais de 70% de carboidrato, sendo uma ótima fonte de energia, ferro, potássio, proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B.

Segundo pesquisas, o consumo médio anual é de 54kg por pessoa no mundo. Dia 31 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Arroz, que foi estabelecido em 2003, em evento da ONU, que debateu sobre a produção do arroz como um dos principais alimentos do ser humano. 

O arroz é cultivado em todos os continentes, em primeiro lugar vem o asiático, com uma produção equivalente a 89,9% da mundial; na sequência, o continente americano, com 5,0%, o africano, com 4,2%, o europeu, com 0,5 %, e o oceânico, com 0,1% da produção mundial de arroz. Na Oceania, a Austrália sozinha produz 635,1 mil toneladas. Os maiores produtores de arroz do mundo são: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.

Nas Américas, o Brasil é o maior produtor, com 10,8 milhões de toneladas, seguido dos Estados Unidos. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil plantou nesta safra 2022/2023, cerca de 1,5 mil hectares de arroz. O estado brasileiro que mais produz o grão é o Rio Grande do Sul. 

Entre as mais de 140 mil variedades de arroz, no Brasil o preferido tipo agulhinha, considerado mais solto que outras.

Segundo a Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) o país tem um cereal de qualidade e um volume suficiente para contribuir na garantia do fornecimento ao mercado mundial e do abastecimento interno.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas