14.8 C
Goiânia
InícioDestaqueAbelha poliniza mais de 100 vegetais alimentícios e gera $30 bi para...

Abelha poliniza mais de 100 vegetais alimentícios e gera $30 bi para Setor Agropecuário

Segundo a FAO, as abelhas polinizam 71 dos 100 principais vegetais alimentícios cultivados pelo homem que geram 30 bilhões de dólares por ano para o setor. Cerca de 90% das plantas tropicais dependem da polinização desses animais.

Existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas no mundo. No Brasil, a mais conhecida é a abelha africana (Apis mellifera). Dia 3 de Outubro é comemorado o Dia Nacional da Abelha, a data enfatiza a importância desse animal para o equilíbrio do ecossistema por meio da polinização, além da importância econômica sendo o único animal capaz de produzir mel. 

Segundo a FAO, as abelhas polinizam 71 dos 100 principais vegetais alimentícios cultivados pelo homem que geram 30 bilhões de dólares por ano para o setor agropecuário. Cerca de 90% das plantas tropicais dependem da polinização desses animais.

As populações de abelhas estão diminuindo cada vez mais, seja pelas mudanças climáticas e desmatamento, e também pela técnica mal feita de apicultura que pode causar distúrbios na colônia.

No Brasil temos quase três mil espécies de abelhas, 80% delas são encontradas na Floresta Amazônica. Elas pertencem à ordem Hymenoptera, são parentes das formigas e vespas, são divididos em dois grupos: com ferrão e sem ferrão.

Elas também atuam como bioindicadores, sendo importantes para análises de poluição ambiental, uma vez que partículas poluidoras são armazenadas em seu organismo e estudos mostram se o local que a abelha esteve apresenta altos índices de poluição atmosférica.

Características das Abelhas

Uma das características mais marcantes das abelhas é a sua organização em sociedade, na qual três indivíduos diferentes podem ser observados: as rainhas, as operárias e os machos. As rainhas realizam a postura dos ovos e organizam a colmeia pela produção de um feromônio. Uma abelha-rainha pode ser considerada como a mãe de todos os indivíduos da sociedade.

Geralmente cada sociedade apresenta apenas uma rainha, mas existem relatos da existência de colmeias com mais de uma. Na espécie Apis mellifera, a rainha pode viver até cinco anos e, em condições de grande florada, podem pôr cerca de 3000 ovos diariamente.

As operárias são abelhas fêmeas responsáveis pelo trabalho da colmeia, e as suas atividades dependem de sua idade. São elas as responsáveis pela defesa da sociedade, conseguir alimento e também pela manipulação dos materiais para a construção da colmeia, tais como barro e cera. Normalmente, esse grupo representa cerca de 80% de todos os indivíduos de um enxame.

Os machos, também chamados de zangões, são indivíduos responsáveis pela reprodução, atuando, em algumas espécies, apenas no acasalamento. Em outras espécies, no entanto, podem atuar em algumas tarefas da colmeia, como a manipulação da cera. Após a fecundação, o macho morre por perder uma parte dos seus órgãos sexuais.

Importância da Abelha

As abelhas são importantes economicamente por fornecerem mel, além de serem responsáveis pela fabricação de outros produtos, tais como a cera, própolis, pólen apícola, geleia real, entre outros. Além disso, por ajudarem na polinização – transporte de células reprodutivas masculinas da planta até a parte feminina da flor –, estão relacionadas com a sobrevivência de várias espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola.

Algumas espécies de abelhas são criadas pelo homem, uma atividade denominada de apicultura. Essa produção surgiu com a inserção das abelhas Apis mellifera em 1839. Essa prática, todavia, só se tornou amplamente difundida pelo país a partir da década de 70.

O avanço da apicultura está relacionado principalmente com as descobertas das várias propriedades do mel, um produto natural extremamente admirado ao redor do mundo. Esse produto tem sido usado na indústria alimentícia, para fabricação de cosméticos e fins terapêuticos. Nesse último caso, destaca-se sua importância como repositor de glicose, reparação da mucosa intestinal, agente anti-inflamatório e cicatrizante, tratamento de úlceras gástricas, entre várias outras aplicabilidades.

Diante da importância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas