17.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioDezembro terá bons volumes de chuva no Centro-oeste; favorável para a safra...

Dezembro terá bons volumes de chuva no Centro-oeste; favorável para a safra de verão

Inmet divulgou nesta semana a previsão até a segunda quinzena de dezembro

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de dezembro indica tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média no sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com totais de chuva previstos abaixo dos 200 mm entre o Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

No Nordeste do Mato Grosso, leste de Goiás, Distrito Federal, centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e norte do Paraná são previstos acumulados de chuva dentro ou ligeiramente acima da média, podendo ser superiores a 10 mm.

Safra 2022/2023

Considerando o prognóstico climático para o mês de dezembro e seu possível impacto para o início da safra de grãos 2022/2023 nas diferentes regiões produtoras, como as áreas do Matopiba (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo, podendo impactar as fases iniciais das culturas na região, como a soja, primeira safra de milho e algodão.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de retorno gradual das chuvas, e possíveis acumulados dentro ou acima da média em grande parte das regiões, o que será importante para a manutenção do armazenamento de água no solo e para o desenvolvimento das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.

Previsão 1ª quinzena de dezembro

No Centro-Oeste, há previsão de acumulados de chuva significativos em grande parte do Mato Grosso, divisa com Goiás, Distrito Federal, com acumulados que podem ultrapassar 70 mm. Já em grande parte do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, podem ocorrer pancadas de chuva decorrentes de instabilidades causadas por uma massa de ar quente e úmida no meio da semana. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas