15.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioDefensivos agrícolas que combatem pragas e doenças garantem produção de alimentos

Defensivos agrícolas que combatem pragas e doenças garantem produção de alimentos

Na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, expositores apresentam tecnologias de defensivos químicos e biológicos para as lavouras

Os defensivos agrícolas são produtos que podem apresentar compostos químicos ou biológicos, que tem o objetivo de prevenir, controlar, destruir, repelir qualquer organismo biológico considerado uma praga em lavouras.

Essas pragas podem ser plantas daninhas, que competem com a cultura principal pelos nutrientes, insetos, que se alimentam dos vegetais, fungos, que causam doenças e diversos outros organismos que podem comprometer a produtividade das áreas de agricultura

Defensivo agrícola engloba inseticidas, herbicidas, fungicidas e nematicidas, que podem ser usados para controlar algumas pragas específicas, que causam danos durante a produção e armazenamento de alimentos.

Com a mecanização agrícola dos fertilizantes, da irrigação e do melhoramento genético de plantas, os defensivos agrícolas fizeram parte dos processos de especialização e intensificação da agricultura ao introduzirem novas formas de cultivar e garantir a segurança alimentar.

Ainda hoje, mesmo com o avanço da tecnologia, as perdas de plantaas por conta de pragas e doenças variam de 10 a 90%, com uma média de 37,5%, para todas as culturas potenciais de alimentos e fibras.

Maior demanda por alimentos

O que mostra a grande importância dos defensivos agrícolas para garantir alimento de qualidade. Já que estudos mostram que será necessário um aumento da produção global de alimentos em 70%, para alimentar uma população estimada em 10 bilhões de pessoas até 2050.

A produção de alimentos se deterioraria sem os defensivos agrícolas para proteger as culturas. Muitas frutas e vegetais estariam perdidos e os preços aumentariam. E essa é uma vantagem significativa no uso dos defensivos agrícolas. O maior controle de pragas e maior produção, ajuda a manter os preços dos alimentos sob controle para os consumidores.

Há cada dia que passa, novas moléculas químicas e biológicas vêm sendo desenvolvidas para proteger as plantas, tecnologias que precisam ser sustentáveis e garantir a segurança do trabalhador que aplica nas lavouras e do consumidor que vai se alimentar dos produtos que vêm da terra.

Defensivos Agrícolas na Tecnoshow

Novas tecnologias de defensivos vêm sendo mostradas na 19ª edição da Tecnoshow Comigo, que acontece de 4 a 8 de abril, No Centro Tecnológico em Rio Verde (GO). Expositores tem apresentado tecnologias de defensivos químicos e biológicos para combater pragas e doenças nas lavouras e garantir uma produção sustentável.

Entre os expositores está a empresa IHARA, de pesquisa e desenvolvimento especializada em defensivos agrícolas, que apresenta na feira tecnologias modernas de origem japonesas, adaptadas à realidade do agricultor brasileiro, a fim de controlar os principais desafios de produtividade nas lavouras.

Nos destaques estão os produtos direcionados para o cultivo de soja e milho. O Hayate, por exemplo, é um inseticida com uma nova tecnologia no Brasil para o combate das principais lagartas de difícil controle, que causam grandes prejuízos a produtividade nas culturas. A solução age protegendo a lavoura por mais tempo e causando paralisação imediata da alimentação dessas pragas.

No milho, o destaque fica para o Sonda, herbicida seletivo com ação sistêmica que age com alta eficiência no controle das principais plantas daninhas no milharal como o amendoim-bravo, corda-de-viola, picão-preto e trapoeraba.

Para o Gerente Comercial da IHARA, Edésio Vilela, a empresa tem como foco a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de oferecer soluções eficientes para proteção de cultivos.

“Temos vários intempéries que atrapalham a produtividade do produtor, plantas daninhas, lagartas e doenças, que fazem com que a produção caia. Nós viemos com várias tecnologias para Tecnoshow, trazemos do Japão, nos últimos cinco anos investimos 200 milhões de reais em moléculas inovadoras, menos agressivas ao meio ambiente. Temos um grande portifólio, incluindo produtos biológicos e estamos trazendo as inovações aos produtores”, conta.

Gerente Comercial da IHARA, Edésio Vilela, fala sobre pesquisa e desenvolvimento de novos defensivos, com o objetivo de oferecer soluções eficientes para proteção de lavouras.
Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas