20.8 C
Goiânia
InícioDestaqueCurso a distância da Embrapa aborda técnica de compostagem

Curso a distância da Embrapa aborda técnica de compostagem

A Embrapa Agrobiologia volta a disponibilizar gratuitamente o curso de Compostagem, em formato EAD, por meio da plataforma e-Campo, da Embrapa

O curso já capacitou 7 mil pessoas desde 2018 quando foi lançada a primeira turma. São estudantes, produtores, técnicos das áreas rurais e urbanas de todas as regiões do país que buscam conhecimentos sobre o processo.

Informações sobre o curso

O objetivo é capacitar o aluno acerca de temas como matéria orgânica, aproveitamento de resíduos e compostagem, informações detalhadas sobre planejamento, condução e avaliação de processos de compostagem, além das principais formas de utilização de compostos orgânicos. São 12 aulas, distribuídas em 3 módulos que exigem cerca de 10 horas de dedicação.

O responsável pelo conteúdo é engenheiro agrônomo Marco Antônio de Almeida Leal, pesquisador da Embrapa Agrobiologia que trabalha com compostagem há mais de 15 anos. ““Esperamos que os alunos tenham acesso aos conhecimentos necessários para que possam realizar compostagens de maneira eficiente e que consigam melhorar o reaproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de insumos agrícolas”, afirma o pesquisador.

O curso é gratuito e a inscrição pode ser feita a qualquer momento a partir de 1º de setembro, já que a oferta é contínua. Para se inscrever, o usuário deve acessar a plataforma e-Campo da Embrapa. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail cnpab.ead@embrapa.br  .

Compostagem

A compostagem é uma tecnologia que busca aumentar a eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos, de modo que possam ser reaproveitados na agricultura com segurança. Milhões de toneladas de materiais orgânicos são geradas anualmente no Brasil, e o aproveitamento desse resíduo é fundamental para promover a sustentabilidade agrícola e a conservação do ambiente. A reciclagem evita que os nutrientes se acumulem em determinado local, podendo causar problemas ambientais, enquanto são demandados em outros locais para produção vegetal. No entanto, antes de serem empregados na produção agrícola, esses materiais orgânicos devem passar por processos de estabilização e descontaminação.

É aí que entra a compostagem, proporcionando as condições ideais para a obtenção de fertilizantes e substratos orgânicos, ricos em nutrientes e com níveis aceitáveis de contaminação. Ela é realizada por meio da utilização de materiais ricos em carbono e pobres em nitrogênio, como bagaço de cana, serragem ou palhada de gramíneas, misturados com materiais ricos em nitrogênio, como esterco bovino, torta de mamona ou folhas de leguminosas, visando à obtenção de uma mistura com teor mediano de nitrogênio.

As matérias-primas devem ser misturadas, umedecidas e amontoadas em leiras – e o período de compostagem depende das características das matérias-primas utilizadas, da eficiência do processo e da forma de utilização do composto orgânico produzido, geralmente durando entre 60 e 120 dias.

Os processos de compostagem devem ser adequados à realidade brasileira e aproveitar os materiais localmente disponíveis, reduzindo a necessidade de mão de obra. A Embrapa desenvolve ações de pesquisa e capacitação sobre a compostagem de d

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas