21.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioCotação Agropecuária de 01/02 a 05/02

Cotação Agropecuária de 01/02 a 05/02

Preços de venda da produção de alimentos no mercado goiano

A cotação agrícola no Brasil se refere a valores de produtos da agricultura e da pecuária, tanto para o mercado interno quanto para exportação. O processo de precificação de tudo que é produzido no campo depende de algumas regras do setor.

Quem define a cotação agrícola?


Um dos órgãos brasileiros responsáveis pela determinação desses índices é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP. O Cepea, como é conhecido, faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq-USP.

A instituição elabora mensalmente quatro índices sobre o desempenho agregado das exportações do agronegócio brasileiro: o Índice Preços FOB em dólar (IPE), o Índice de Voluma (IVE), o Índice do Câmbio Efetivo do Agronegócio (IC) e o Índice e Atratividade das Exportações (IAT) ou de Preços em Reais. Trimestralmente, o Cepea acompanha o desempenho do comércio internacional do setor.

O Cepea faz parte do dia-a-dia de quem trabalha no agronegócio. Sua equipe e formada por acadêmicos com conhecimento de mercado, que interagem com cerca de 5 mil profissionais ativos nos segmentos de insumos agropecuários. A partir desta troca de informações sobre  processamento e serviços do agronegócio, são levantadas informações em tempo real que geram indicadores de preços e análises sobre diferentes setores e aspectos do agronegócio.

Essa dinâmica resulta em um gigantesco banco de dados sobre o mercado agropecuário brasileiro. A divulgação dessas cotações agrícolas é importante para aumentar a transparência do mercado para todos que negociam produtos agropecuários. A partir de visitas a campo, os pesquisadores calculam também custos de produção da agricultura e pecuária. A atualização dessa tabela de custos é feita mensalmente, com base na coleta dos preços dos insumos em todo o Brasil.

Cotação agrícola e commodities
O que são commodities e o que eles tê a ver com a cotação agrícola? A palavra, que vem do inglês e significa “mercadoria”, é usada para designar todas as mercadorias em estado bruto ou primário, sobretudo os itens agrícolas.

Os principais tipos de commodities mais importantes são:

Commodities minerais (petróleo, ouro, minério de ferro etc.)
Commodities financeiras (real, euro, dólar etc.)
Commodities ambientais (água, madeira, energia etc.)
Commodities agrícolas (soja, trigo, café, algodão, borracha etc.)


Esses itens são negociados no mercado nacional e nos mercados  internacionais e alguns são usados como forma de investimento nas bolsas de valores. A cotação nas bolsas colocam na conta os contratos com compromissos de compra e venda no futuro. Dessa forma, como na Bolsa de Valores, cada uma dessas commodities agrícolas tem o seu preço.

Segue cotação agropecuária de alguns alimentos com produção em Goiás

Fonte: Ifag


Fonte: Ifag

Fonte: Ifag
Fonte: Ifag
Fonte: Ifag
Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas