Entre os dias 07 e 18 de novembro ocorrerá no Egito a Vigésima Sétima Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a CPO 27. Lideranças do Agronegócio se preparam para participar do encontro e discutir temas importantes como a definição de metodologias e parâmetros para a medição do mercado de carbono voltado especialmente para a agricultura tropical brasileira.
Clima, adaptação e vulnerabilidade devem ser principais temas da COP-27
De forma geral, o mais recente relatório do IPCC tem como foco os impactos no clima, adaptação e vulnerabilidade, temas que devem fazer parte da agenda do encontro que acontece no Egito.
Na opinião da The Nature Conservancy (TNC), o relatório mostra algumas coisas parecidas com o anterior, mas traz mais dados que descrevem os efeitos das mudanças climáticas com mais exatidão. “O aumento da frequência e intensidade desses eventos ameaçam a saúde e a segurança de milhões de pessoas ao redor do mundo, tanto por impacto direto quanto por consequências das dificuldades para produção de alimentos e acesso a água potável”, destaca o TNC.
Um dado preocupante e que deve ser bastante debatido é o fato de os cientistas detalharem que as temperaturas mais altas estão levando a mais “extremos compostos.” Isto é, quando várias ameaças climáticas (como temperaturas extremas e precipitação) ocorrem ao mesmo tempo e no mesmo lugar e/ou repetidas vezes.