18.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioConab prevê crescimento de 12,5% da área plantada de algodão na safra...

Conab prevê crescimento de 12,5% da área plantada de algodão na safra 2021/2022

A estimativa de produção da pluma é de 2,7 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, divulgou no último dia 11 de janeiro, o quarto Boletim da Safra de Grãos 2021/2022. Na cultura do algodão, a estimativa é de uma safra maior que na temporada anterior.

O plantio avançou nas lavouras de primeira safra e praticamente se consolidou nas principais regiões produtoras. Assim, com a evolução da semeadura no cenário nacional, a perspectiva geral é de uma área plantada de 1.542,4 mil hectares nesta safra em todo o país, um crescimento de 12,5% em comparação à área total semeada no exercício 2020/21.

Para a produtividade, o aumento esperado é de 2%. Isso representaria uma produção de 2,7 milhões de toneladas, valor 14,8% acima do produzido na safra anterior.

Na análise da Conab, além do produtor não estar encontrando problemas para plantar, na janela ideal, diferente do ocorrido na safra anterior com o atraso da soja, os valores pagos pela pluma estão em patamares muito elevados, o que incentiva o aumento de área pelo produtor.

No estado de Goiás, o plantio considerado de primeira safra já está consolidado, especialmente nas regiões ao leste e ao sul do estado. No geral, esse cultivo representa cerca de 60% da área total destinada à cotonicultura em Goiás e são semeadas usualmente entre novembro e dezembro. Os outros 40% (mais concentrados ao sul/sudoeste do estado) devem ser cultivadas entre janeiro e fevereiro, depois da colheita das lavouras de verão, considerado um algodão de segunda safra. Ao todo, espera-se uma destinação de 30 mil hectares para o plantio da cultura nesta temporada, indicando aumento de 9,9% em comparação a safra anterior.

Mais informações sobre o progresso na safra brasileira do algodão, clique aqui.

Para acessar o 4º Levantamento Completo da Safra de Grãos da Conab, clique aqui.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas