Os produtores rurais do Brasil seguem atentos ao clima neste início do ano, em meio ao avanço da safra 2023/2024 da soja, assim como para a safra verão do milho. O climatempo analisou o que esperar para a previsão do tempo ao longo do mês de janeiro.
De acordo com a porta-voz Luiza Cardoso, chuvas abaixo da média no Norte do país e em áreas de Mato Grosso devem seguir comprometendo a produtividade da soja e do milho.
“As altas temperaturas devem impactar de forma pontual os cultivos de frutas e hortaliças em áreas do sertão nordestino e interior de São Paulo e Paraná. Já em Minas Gerais os acumulados acima da média devem minimizar os impactos anteriores pela falta de chuva nas lavouras de soja e milho, com as chuvas beneficiando o algodão no oeste da Bahia”, explica.
Saiba mais sobre o clima nos próximos dias
Norte e Nordeste
As precipitações irão contribuir com a elevação e a manutenção da umidade do solo, principalmente na região do Matopiba, parte do Pará e Rondônia, condições que devem favorecer a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Centro-Oeste
Há previsão de grandes acumulados de chuva, entre 60 milímetros e 200 milímetros, em Mato Grosso e Goiás, favorecerá a elevação da umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sudeste
As precipitações irão proporcionar melhores condições para o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo dos cultivos de primeira safra, bem como das lavouras de café e cana-de-açúcar.
Sul
Chuva de até 70 milímetros no litoral de Santa Catarina e Paraná. Mais sol no interior dos estados e, no geral, as condições meteorológicas serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, bem como para a semeadura e colheita de parte das lavouras.