23.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioCapim BRS Capiaçu: alto rendimento na produção de silagem e menor custo...

Capim BRS Capiaçu: alto rendimento na produção de silagem e menor custo para pecuária leiteira

Cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite; pesquisador fala sobre as vantagens e utilidades desse capim

A criação de gado leiteiro depende muito da utilização de pastagens. Mas, a sazonalidade da produção, impacta diretamente na produção de leite, já que na estação seca, o pasto fica castigado e não oferece nutrição suficiente para os animais, obrigando o pecuarista a oferecer ração e outras fontes de energia, o que encarece os custos.

Pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) unidade Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais – desenvolvida em 2016 – buscou usar o capim-elefante como alternativa de baixo custo para suplementação volumosa para o rebanho. Com a pesquisa surgiu um híbrido de alto rendimento o capim-elefante BRS Capiaçu.

“Nós temos uma coleção muito grande de variedades de capim-elefante, que coletamos no Brasil e introduzimos de outros países também. A partir desta coleção foram realizados  diversos cruzamentos e obtidos híbridos que foram testados no laboratório e depois avaliados em todo o país, durante mais de oito anos, do Rio Grande do Sul até o Amapá. Foi selecionado um desses híbridos, que passou a ser denominado como BRS Capiaçu”, explica Antônio Vander, agrônomo, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Foto: Embrapa Gado de Leite

 A alimentação do gado de leite representa cerca de 60% dos custos de produção e reduzir os gastos com isso, significa aumentar a margem do produtor no final. Para garantir alimento aos animais na época de seca, esse híbrido foi desenvolvido pensando na qualidade da produção de silagem, que é uma prática para armazenamento da forragem colhida. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada.

“O BRS Capiaçu se caracteriza por ser mais produtivo, que as demais cultivares de capim-elefante, produz silagem de boa qualidade, com preço muito competitivo quando você compara com outros capins para produção de silagem, pensando em redução de custo de produção. Essa cultivar pode produzir cerca de 300 toneladas de matéria verde, o que seria em torno de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, isso em duas ou três colheitas depende da região.”

Além do alto rendimento diante de outras culturas conhecidas, a qualidade nutricional do BRS Capiaçu também é um bom resultado conseguido com a pesquisa. Antônio Vander explica que a cultivar possui um teor de carboidrato ou amido superior a outros capins, que auxilia inclusive a produzir um melhor perfil de fermentação na produção de silagem.

“Ele pode ser fornecido também como forragem fresca para os animais picado no cocho, com uma colheita mais precoce e de valor mais nutritivo. É uma alternativa de alimentação dos animais também no período da seca como forma de silagem ou como matéria fresca picada no cocho. O produtor tem um custo menor para fazer a silagem, quando comparado a outras culturas como milho, sorgo, que são excelentes silagens, mas com custos muito altos comparado ao capiaçu”, analisa o pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Como ter acesso ao BRS Capiaçu?

O produtor rural que tiver interesse em conseguir mudas dessa cultivar, pode entrar em contato com a Embrapa Gado de Leite ou outras unidades da Embrapa no Brasil.

A Embrapa tem um acervo o BRS Capiaçu desde o plantar, manejo, colheita e manejo de silagem. Para acessar clique aqui https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1134720/manejo-do-capim-brs-capiacu-para-aliar-produtividade-a-qualidade ou entre no site da https://www.embrapa.br/en/gado-de-leite, onde dá para encontrar cursos, publicações e mais notícias.

Acervo BRS Capiaçu

A Embrapa Gado de Leite elaborou um livro no formato de aplicativo e PDF,  sobre o cultivo e uso da BRS Capiaçu que pode ser baixado gratuitamente no endereço  https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1131853/brs-capiacu-e-brs-kurumi-cultivo-e-uso. Outras informações também podem ser encontradas no aplicativo “Pasto Certo” disponível na loja de aplicativos do seu celular.  

O aplicativo contém informações técnicas para orientar o produtor rural sobre o melhor uso da forrageira, o plantio, a produção de silagem, dentre outras informações. Também indica onde adquirir mudas e dá acesso a serviços oferecidos pela Embrapa relacionados à cadeia produtiva do leite.

Para baixar, basta ir na loja de aplicativos do seu aparelho e procurar BRS Capiaçu e Pasto Certo.

Mais informações na sede da Embrapa Gado de Leite pelo contato (32) 3311-7478 / (32) 3311/7405.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas