13.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioCampo Lab promove integração entre soluções digitais e os produtores rurais goianos

Campo Lab promove integração entre soluções digitais e os produtores rurais goianos

Hub de inovação do Sistema Faeg/Senar tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de startups que facilitem o trabalho no campo

A revolução digital do agronegócio passa pelo desenvolvimento de soluções que facilitem o dia-a-dia do produtor rural. Com essa meta de apoiar a tecnologia voltada para o agro em Goiás, o Sistema Faeg/Senar tem um hub de inovação, o Campo Lab, que busca acelerar e incubar as agritechs, através de fazendas assistidas.

O Sistema Faeg/Senar, em parceira com Sebrae, realiza desde 2017 o Desafio AgroStartup, que apresenta as oportunidades e os desafios do agro para o ecossistema de inovação e startups, que a partir daí surgiu o Campo Lab, onde 50 projetos de tecnologia para o agro foram selecionados para mentoria.

Esse espaço físico de inovação, que fica dentro da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia, faz a integração entre o produtor rural que precisa da solução e as agritechs, startups focadas no agronegócio que desenvolvem essas soluções digitais.

Esses modelos de negócio têm certa dificuldade de chegar até o produtor rural, por isso o Senar Goiás faz essa ponte, sendo um incentivador do empreendedorismo através desse tipo de tecnologia e o Instituto para o fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), está sempre levantando as demandas do meio rural, problemas que precisam ser resolvidos e que essas agritechs podem solucionar.

“Nós do agronegócio entendemos que uma das características da transformação digital, é nós apoiarmos também a inovação aberta, com as chamadas startups, soluções disruptivas onde a gente pode conhecer um pouco do que está sendo desenvolvido nas academias, no mercado. Nosso foco principal no Campo Lab, além de apoiar novas tecnologias, com programas de fomento pra esse desenvolvimento, nós temos como função principal conectar essas agritechs à nossa rede de produtores rurais”, afirma Pedro Henrique Camilo, diretor de TI do Senar Goiás e líder inovação do Campo Lab.

No levantamento em campo foi identificado déficit em várias áreas do agronegócio: infraestrutura, crédito, educação, empregabilidade, conectividade, mão de obra qualificada. A partir desse estudo, o Campo Lab leva essas dores dos produtores rurais para os desenvolvedores promoverem soluções tecnológicas.


O Campo Lab tem parceria com Sebrae com o Programa de pré-aceleração Acelera Campo, com um processo de melhoria de ideias. Este ano fechou colaboração da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), para que a startup tenha subsídios para desenvolver não só a ideia, mas também o produto final.

“Essas empresas já vão sair do programa de pré-aceleração recebendo um recurso, uma subvenção econômica, de 60 mil reais para as três principais selecionadas”, explica o líder de inovação do Campo Lab.

Entre startups e projetos, já passaram pelo Campo Lab cerca de 500 ideias, nos últimos 6 anos do Desafio Agrostartup. Muitas dessas agritechs já estão no mercado, desenvolvendo soluções para os produtores rurais.

“Nós estamos hoje com 10 projetos em andamento, cada um com uma pegada diferente, e este ano, esses projetos não foquem só grandes produtores rurais, mas também o pequeno e o médio produtor, com um leque de oportunidade muito grande nessa rede, conseguindo atingir um número maior de produtores rurais”, conta.

Para quem quer desenvolver startups

Pedro Camilo ressalta que a Faeg, com 71 anos de história, acompanha os dilemas do agronegócio e conhece de perto o produtor rural que será os futuros clientes dos desenvolvedores de startups. Para transformar esses problemas em soluções, a federação está criando programas de capacitação de desenvolvedores de startups para o agronegócio.

“O Senar Goiás, que faz parte da Faeg, vai começar neste segundo semestre, nas próximas duas ou três semanas, o programa chamado FarmTech, desenvolvendo para o agro. Quem já é desenvolvedor, está na faculdade ou entrou agora, gosta de programar e quer desenvolver no agronegócio, tem essa trilha que a gente desenvolveu com 80 horas de treinamento, dividido em cinco encontros, que trabalhará desde o ponto inicial de programação, a linguagem básica até a fase final”, diz.

Oportunidade de Emprego

Dentro do espaço Campo Lab, o líder de inovação destaca que sempre há vagas para contratação de programadores, estagiários, analistas júnior a sênior. Sempre temos vagas disponíveis no nosso site. Há muita demanda no mercado, por isso ainda há opção das empresas parceiras que atuam junto ao Campo Lab, que dá para indicar os candidatos.

Produtor rural que quer conhecer as soluções

O produtor rural que busca uma solução digital seja na parte de gestão da atividade, manejo e etc, é assistido do Senar Goiás, dá para fazer uma solicitação junto ao técnico de campo, no sindicato rural ou na federação para conhecer melhor as soluções digitais disponíveis para a sua realidade e atividade rural.

“Nós olhamos muito para os produtores rurais que estão sendo assistidos pelo Senar Goiás, para que ele seja levado a conhecer a startup, fazer testes experimentais, transformação digital com a ajuda dos técnicos. Nós procuramos os produtores para validar as soluções digitais. Através dos técnicos de campo que atendem todas as cadeias produtivas, o produtor rural pode conhecer uma solução que agregue valor à sua atividade, também através dos nossos sindicatos rurais e ainda do nosso site ou telefone de contato do Campo Lab”, finaliza Pedro Henrique Camilo, diretor de TI do Senar Goiás e líder inovação do Campo Lab.

Contato

O atendimento do Campo Lab Goiás acontece pelo site https://sistemafaeg.com.br/, pelo @campolaboficial ou pelo telefone 62 3096-2200, por ligação e whatsapp.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas