18.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioBoletim da Conab destaca conquistas das mulheres na agricultura familiar

Boletim da Conab destaca conquistas das mulheres na agricultura familiar

Participação feminina representa um terço da força de trabalho no agronegócio

No mês da mulher, elas são o destaque do Boletim da Agricultura Familiar, divulgado nesta segunda-feira (28) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nesta edição, o documento procura destacar as conquistas alcançadas por elas na agricultura familiar e refletir sobre o futuro, em termos de melhoria das políticas públicas e do aumento constante da participação feminina no desenvolvimento socioeconômico do país, refletindo em melhoria de vida para trabalhadoras rurais e agricultoras familiares.

Para isso o Boletim traz um capítulo sobre política públicas com dados relevantes sobre o impacto do Programa Alimenta Brasil, antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a autonomia econômica das mulheres do assentamento Chapadinha no Distrito Federal, além de uma análise da participação das criadoras de animais de todo o país no Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

A publicação ainda mostra uma avaliação do resultado da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e de outros programas executados pela Conab no apoio à produção, realizada pelas próprias beneficiárias,  na elevação da renda dos produtores acima das linhas de pobreza e extrema pobreza.

De acordo com a mais recente publicação do Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres na direção dos estabelecimentos rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão, de um universo de 5,07 milhões, indicando um crescimento de 44,2%, em comparação ao Censo realizado em 2006.

Em Goiás, as mulheres comandam 15% das propriedades rurais no estado de Goiás. Isso é o que revelou o estudo Radiografia do Agro em Goiás, produzido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Os números mostram que ainda há muito espaço a ser conquistado pelas mulheres no campo, tanto em Goiás, quanto no Brasil como um todo.

Clique aqui e leia a íntegra da publicação.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas