O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro é uma publicação trimestral elaborada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Desde 2023, passou a contar também com a parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O estudo aborda aspectos da conjuntura e da estrutura do mercado de trabalho do agronegócio brasileiro. O agronegócio é entendido como a soma de quatro segmentos: insumos para a agropecuária, produção agropecuária primária, agroindústria (processamento) e agrosserviços, conforme Cepea (2017).
A pesquisa utiliza como principal fonte de informações os microdados trimestrais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua versão trimestral (PNAD-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesses dados, o Cepea aplica metodologias próprias de identificação de atividades relacionadas ao agronegócio.
É importante mencionar que, após mudanças metodológicas implementadas em 2023 e aplicadas à série histórica como um todo, as análises de população ocupada (PO) passaram a contemplar indivíduos que atuam produzindo somente (ou exclusivamente) para o próprio consumo; essa definição de PO difere da adotada pela PNAD-C em suas divulgações trimestrais – para informações sobre essa e outras mudanças metodológicas, ver Cepea (2023).
Confira todos os detalhes em dados e gráficos no link: https://cnabrasil.org.br/publicacoes/mercado-de-trabalho-do-agronegocio-brasileiro-3