18.8 C
Goiânia
InícioDestaqueAutoridades belgas conhecem potencialidades da produção agrícola de Goiás

Autoridades belgas conhecem potencialidades da produção agrícola de Goiás

Foram dois dias de visitas a empresas de processamento de grãos e à Cooperativa Comigo, além de reunião com o vice-governador Daniel Vilela

Durante dois dias uma comitiva belga conheceu as potencialidades de Goiás na área de produção agrícola. O embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, acompanhado pelo primeiro-secretário Geert Van Dessel foram guiados por uma equipe da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As autoridades visitaram as indústrias referências no processamento de grãos.

No último ciclo 2022/2023, a safra de grãos bateu recorde, alcançando 32,6 milhões de toneladas, e o resultado alçou o estado à terceira posição no ranking nacional de produtores.
Outros números também favorecem a aproximação com o país europeu.

“Goiás é o sétimo colocado no ranking dos estados que mais exportam para a Bélgica. Exportamos soja, principalmente. Trazer as autoridades belgas a Goiás é uma oportunidade de reforçar esses laços comerciais e mostrar a qualidade e a sanidade da nossa produção. A Bélgica tem altos padrões sanitários, é uma referência para a Europa inteira”, afirmou o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

No primeiro dia da visita, o secretário apresentou à comitiva dados sobre o potencial da produção agropecuária goiana. A apresentação foi realizada na sede da Milhão Ingredients, em Goianira, onde o grupo foi recebido pela direção da empresa e ainda teve a oportunidade de conhecer as instalações da agroindústria.

Em Rio Verde, o grupo formado pelos representantes belgas e a equipe da Seapa, além de Adriano Barzotto, da Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás), visitou a Caramuru Alimentos e a sede da Comigo.

O embaixador Peter Claes lembra que a opinião pública na Europa é sensível e, por isso, é importante conhecer a realidade da produção brasileira.

“Visitamos o estado não somente pela Bélgica, mas como grupo da Parceria das Declarações de Amsterdã. Somos os maiores importadores europeus, junto com Grã-Bretanha e Suíça. Temos parcerias com grandes países, como o Brasil. Precisamos destas parcerias para conhecer melhor os setores. O Brasil faz parte das soluções dos problemas mundiais”, declarou.

A programação da visita foi encerrada em reunião com o vice-governador do Estado de Goiás, Daniel Vilela, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. No encontro, Vilela frisou sua satisfação.

“Feliz em receber o embaixador. Sabemos que a Bélgica é uma grande representante da comunidade europeia e grande consumidor de produtos brasileiros e goianos. Essa visita vai ao encontro da determinação do governador Ronaldo Caiado de buscar cada vez mais novos parceiros consumidores para elevar mais nossos produtos em uma condição de exportação e atrair novos investimentos”, salientou.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas