15.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioAssistência Técnica e Gerencial do Senar impulsiona produção agropecuária no Brasil

Assistência Técnica e Gerencial do Senar impulsiona produção agropecuária no Brasil

Em Goiás mais de 9 mil propriedades rurais já foram atendidas e com melhoria na produção e renda das famílias

O Brasil é líder em utilização de tecnologia no campo, mas a chegada dessas inovações para pequenos produtores ainda é um desafio. Esse acesso em assistência técnica ainda é um pouco baixo, mas o cenário vem mudando. De acordo com o Censo Agro do IBGE, realizado em 2017, 80% dos produtores rurais brasileiros não tinham acesso a assistência técnica, de um total de 5 milhões de proprietários rurais.

Em 2013, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para auxiliar todos os produtores rurais brasileiros, principalmente das classes C, D e E, que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.

De 9 anos para cá, o programa já atendeu mais de 194 mil produtores rurais em 26 estados do Brasil, que pertencem a 22 cadeias produtivas. Esse trabalho é feito por cerca 3.600 técnicos de campo que são especialistas nas mais diversas áreas produtivas, para atender em todo o Brasil.

“É uma metodologia inovadora, que transforma a vida dos produtores rurais e de todo o setor agropecuário ao oferecer, gratuitamente, atendimento personalizado a partir de uma metodologia própria. A ATeG proporciona acesso a novas tecnologias, geração de renda, aumento de produtividade e melhoria da qualidade de vida”, explica Andrea Barbosa Alves, diretora de ATeG do Senar no Brasil.

No método, o produtor rural é atendido em um período de 2 anos, em que recebe uma visita técnica mensal de um técnico de campo do Senar.

“Juntos, o técnico e o produtor assistido realizam o planejamento para melhorar a produção e a produtividade. O método é baseado em cinco etapas: Diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Nesse momento temos mais de 70 mil propriedades ativas no atendimento de assistência técnica”, afirma.

Resultados

O Senar realizou uma pesquisa amostral em vários estados brasileiros, que apontou que de 79% a 85% de produtores rurais disseram que melhorou os resultados das suas propriedades com o auxílio da assistência técnica, além de ajudar na sucessão familiar do negócio.

“O produtor rural tem que acreditar e querer seguir as orientações dos técnicos especialistas que são treinados para trabalhar com isso e assim dá certo. Nessas fazendas, 53% dos familiares estão envolvidos no negócio rural, principalmente mulheres e filhos. O que mostra, que o método do Senar está atrelado ao fomento da sucessão familiar no campo. E a cada ano, a meta é atender 100 mil novas propriedades”, analisa Andrea.

Como funciona a ATeG nos estados

O Senar coordena todo o trabalho de assistência técnica, por meio das regionais presentes nos estados brasileiros e dos 2.100 sindicatos rurais que têm o serviço do Senar, além das parcerias entre associações, cooperativas e prefeituras.

O produtor rural pode ter acesso ao serviço, procurando o sindicato rural mais próximo da sua propriedade e solicitar a participação no programa de Assistência Técnica e Gerencial. Depois disso o técnico de campo vai até a propriedade e faz um diagnóstico produtivo individualizado, por meio de questionário da propriedade, que levante recursos, pontos fortes, fracos, receitas e despesas; na sequência é traçado um planejamento de quais objetivos do produtor; é feita uma adequação tecnológica de como melhorar eficiência produtiva.

Além disso, caso necessário, o produtor passa por uma capacitação profissional complementar, com cursos de formação profissional dado por um instrutor do Senar, para melhorar o olhar e o conhecimento sobre o setor que trabalha; ou curso profissionalizante com grupo de alguns produtores. O último passo é analisar os resultados. O produtor rural ainda tem acesso a mais de 100 cursos EAD gratuitos no site do Senar.

Senar Goiás

Em Goiás, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, começou em 2016 e já atendeu mais de 9 mil produtores rurais, de pequeno, médio e grande porte.

“De lá pra cá temos evoluído bastante, incentivando cadeias produtivas e aumentando a capilaridade em vários municípios. Atualmente temos 5 mil produtores ativos, dentro de 8 cadeias produtivas que é a piscicultura, apicultura, pecuária de leite, pecuária de corte, fruticultura, olericultura, agricultura e por último implantamos a agroindústria, nós estamos fomentando a estruturação dessas agroindústrias em Goiás”, afirma Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás.

Dirceu Borges, superintendente do Senar em Goiás

O serviço segue o modelo nacional, trabalhando com produtores que procuram o Senar para ter acesso ao programa e os benefícios que ele oferece.

“Levamos também a formação completar com os demais programas da casa como: os cursos de formação profissional rural, de acordo com a demanda e a necessidade de cada produtor, levando novidades, tecnologias. Além dos cursos EAD’s que também estão disponíveis para esses produtores. Trabalhamos ainda com encontros técnicos, dias de campo, para que eles façam esse networking e troca de ideias com outros produtores. Nós estamos transformando a vida desses produtores rurais com a assistência técnica e gerencial do Senar em Goiás”, conta o superintendente do Senar Goiás.

Assistência e Melhoria na produção

A produtora rural Heloísa do Nascimento, cultiva com a família banana e laranja, na Fazenda São Bento no município de Palmeiras de Goiás, região central. Ela buscou a assistência técnica e gerencial do Senar na área de Fruticultura, porque com mais de uma atividade agrícola na fazenda, os desafios são grandes.

Heloísa do Nascimento, produtora rural, na Fazenda São Bento em Palmeiras de Goiás.

“A laranja vem sendo assistida pelo Senar Fruticultura. Eu precisava de ajuda do Senar e com a ajuda da assistência, conseguimos separar a gestão das atividades de fruticultura. Vimos numericamente resultados melhores, uma melhor organização do negócio, aprendemos a gerir melhor cada atividade de forma individualizada. De forma geral melhorou a atividade toda. Esse projeto do Senar ele possibilita ao produtor, gerir sua atividade como uma empresa rural de forma verdadeira e efetiva”, conta.

Como Procurar a Assistência Técnica e Gerencial

O produtor rural pode procurar o sindicato rural mais próximo da sua propriedade ou fazer o contato com o Senar do seu estado, a partir daí ele será encaminhado para o atendimento presencial na propriedade.

Em Goiás, os produtores rurais podem procurar o Senar Regional, na Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás, que fica na Rua 87, Setor Sul em Goiânia ou por meio do telefone (62) 3412-2700.

Mais informações sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, acesse https://www.cnabrasil.org.br/senar/atuacao/assistencia-tecnica-e-gerencial

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas